Teares Formativos Docentes no Ensino Superior

Ref: 978-85-473-0649-6

Teares formativos docentes no ensino superior propõe ao leitor uma reflexão sobre a importância que assumem as relações que se dão em sala de aula no ensino superior e aquelas que mesmo tendo sido iniciadas na sala de aula evoluem para além dessa dimensão, adentrando não somente como indicativo para as escolhas de formação continuada, mas como referências nas escolhas de vida pessoal profissional dos envolvidos. 


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 62,00 R$ 37,20 40% off
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-0649-6


Edição: 1


Ano da edição: 2017


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 293


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Rejane Cavalheiro.

Teares formativos docentes no ensino superior propõe ao leitor uma reflexão sobre a importância que assumem as relações que se dão em sala de aula no ensino superior e aquelas que mesmo tendo sido iniciadas na sala de aula evoluem para além dessa dimensão, adentrando não somente como indicativo para as escolhas de formação continuada, mas como referências nas escolhas de vida pessoal profissional dos envolvidos. Na tecedura formativa docente, as escolhas são dependentes dos fios relacionais resultantes da dinâmica de situações variadas. Implicados nesse processo, entre outros, estão a memória e as marcas dessas relações que se constituem como um verdadeiro tear que tece os diferentes modos de escolher ser e estar docente no ensino superior, para o qual não há formação específica ao ser docente. O texto utiliza a metáfora de Aracne e Atena como ponto de partida para as análises que se seguem ao supor que a docência no ensino superior, tal qual Aracne, é construída a partir da “retirada de matéria prima” do próprio dorso como material que lhe serve de base para combinações de teceduras com fios sociológicos, antropológicos, científicos, afetivos e experienciais em propostas de ensino que tateiam aprendizagens reais limitadas pelo alcance da própria visão sobre o que compreende como interações formativas. A autora agrega ao texto o uso de imagens que auxiliam o emprego de outras percepções do leitor capazes de uma provocação a um mergulho relacional, diversificando o que utilizaria somente a palavra escrita para o que deseja comunicar, assim como é também diversificada a dinâmica envolvida num processo formativo, que neste livro foca essencialmente a formação no ensino superior.