Estudos de Língua E Linguagem - Das Teorias às Vivências

Ref: 978-85-473-1125-4

Estudos de Língua e Linguagem: das teorias às vivências contempla, a partir de vieses diferentes: a relação língua-indivíduo-sociedade; uma análise dos vestígios de cultura em testemunhos de sujeitos ameríndios e uma apresentação de pressupostos que podem orientar o ensino de gramática a partir de um olhar enunciativo e operatório.  


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 54,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-1125-4


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 30/05/2018


Número de páginas: 285


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Marta Roque Branco.

2. Anailton de Souza Gama.

3. Adélia Maria Evangelista Azevedo.

4. Clemilton Pereira dos Santos.

Estudos de Língua e Linguagem: das teorias às vivências contempla, a partir de vieses diferentes: a relação língua-indivíduo-sociedade; uma análise dos vestígios de cultura em testemunhos de sujeitos ameríndios e uma apresentação de pressupostos que podem orientar o ensino de gramática a partir de um olhar enunciativo e operatório.

Os autores, professores e pesquisadores da área de Letras, na segunda parte, interrogam-se como a cultura, pela perspectiva semiótica, pode beneficiar o letramento em sala de aula; trazem a reflexão sobre os processos de construção e compreensão a partir da convivência entre indígenas e não indígenas no espaço escolar; a discussão sobre a influência do discurso midiático dirigido a crianças, especificamente a meninas na faixa etária de 6 a 11 anos de idade; a análise de “Caramujo-Flor”, curta-metragem de Joel Pizzini, e a problemática que envolve a questão identitária dos cotistas, a partir de entrevistas.

A última parte traça um paralelo entre o narrador clássico conceituado por Walter Benjamin e o narrador de duas crônicas de Alice Vaz de Melo; reflete sobre os critérios de seleção de obras literárias na educação infantil e verifica a construção do imaginário cultural coletivo no ensino da nossa língua portuguesa, tão plural e diversificada quanto as abordagens desta coletânea.