Jogos Geográficos na Sala de Aula

Ref: 978-85-473-1314-2

Este livro foi escrito com o objetivo de apresentar uma proposta de Jogos Geográficos para professores da Educação Básica, licenciandos e interessados na temática. Dentro dele você encontrará sequências didáticas que foram pensadas e desenvolvidas alinhadas ao currículo escolar de Geografia, abordando diversos temas como o ensino de noções e conceitos necessários para o pensamento espacial e para a compreensão de mapas.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 62,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 28,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-1314-2


ISBN Digital: 978-85-473-1315-9


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 12/06/2018


Número de páginas: 153


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Thiara Vichiato Breda.

Este livro foi escrito com o objetivo de apresentar uma proposta de Jogos Geográficos para professores da Educação Básica, licenciandos e interessados na temática. Dentro dele você encontrará sequências didáticas que foram pensadas e desenvolvidas alinhadas ao currículo escolar de Geografia, abordando diversos temas como o ensino de noções e conceitos necessários para o pensamento espacial e para a compreensão de mapas. A obra propõe, ainda, diversas situações de aprendizagem que vão desde a simples identificação e localização de lugares vistos de cima até situações que exigem estratégias espaciais mais complexas, como se deslocar em um espaço orientado por um mapa na busca de um tesouro. A proposta de jogos foi pensada para ser aplicada para alunos do ensino fundamental, mas pode também ser adaptada para outros espaços de aprendizagem, como centros de educação ambiental, estudos do meio, ou ainda, como hobby para os apaixonados por mapas. A partir das descrições detalhadas da criação de cada jogo você poderá adaptá-lo com alternativas personalizadas. Convidamos a todos os interessados em utilizar ou construir jogos geográficos à leitura deste livro.

INICIANDO NOSSA CONVERSA
PARTE I - REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS
CAPÍTULO 1 - JOGO: UM BREVE REFERENCIAL TEÓRICO
1.1 | O jogo no processo de ensino e aprendizagem da Geografia
CAPÍTULO 2 - ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CARTOGRÁFICO
2.1 | Construção do pensamento espacial: do espaço percebido ao espaço representado
2.2 | Jogando com a cidade: o lugar como estratégia didática
PARTE II - PLANEJANDO E CRIANDO JOGOS GEOGRÁFICOS
CAPÍTULO 3 - JOGOS GEOGRÁFICOS: COMO CONSTRUIR?
3.1 | Introdução aos jogos de imagens
3.1.1 | Planejando jogos de imagens
3.1.2 | Construindo jogos de imagens
3.2 | Introdução aos jogos de simulação
3.2.1 | Planejando jogos de simulação
3.2.2 | Construindo jogos de simulação
PARTE III - JOGANDO – ALGUNS RELATOS DE CAMINHOS METODOLÓGICOS
CAPÍTULO 4 - SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS
4.1 | Sequência didática com jogos de imagens
4.1.1 | Ideias para trabalhar conteúdos específicos
4.2 | Sequências didáticas com Jogos de simulação
ALGUMAS PALAVRAS DE DESPEDIDA
REFERÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO DE REFERÊNCIAS
APÊNDICE A - JOGO DE DOMINÓ “PONTO DE VISTA”
APÊNDICE B - JOGOS “PONTOS TURÍSTICOS DO BRASIL”
APÊNDICE C - DOMINÓS “PONTOS TURÍSTICOS DE CAMPINAS”
APÊNDICE D - JOGO DE QUEBRA-CABEÇA “NOSSA ESCOLA”
APÊNDICE E - JOGO DE TABULEIRO “INDO PARA A ESCOLA”
APÊNDICE F - JOGO DE TABULEIRO “LOCALIZE-SE NO MUNDO”
ÍNDICE DE JOGOS