Império do Imediato: A Cultura da Urgência na Vida e no Consumo

Ref: 978-85-473-0471-3

Este livro discute as questões do consumo relacionadas com a maneira como a propaganda está usando a urgência como argumento de venda. A vida atual parece ser um verdadeiro império do imediato, em que tudo precisa ser feito para ontem. E como a velocidade e o tempo têm sido apropriados pela comunicação mercadológica em sua abordagem junto ao consumidor? Trata-se de algo majoritário e inédito ou apenas de um fenômeno marginal? Que estratégias as empresas têm usado? De que forma essa prática relaciona-se com os cenários social, tecnológico e econômico atuais?


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ISBN: 978-85-473-0471-3


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 26/06/2018


Número de páginas: 243


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Martin Kuhn.

Este livro discute as questões do consumo relacionadas com a maneira como a propaganda está usando a urgência como argumento de venda. A vida atual parece ser um verdadeiro império do imediato, em que tudo precisa ser feito para ontem. E como a velocidade e o tempo têm sido apropriados pela comunicação mercadológica em sua abordagem junto ao consumidor? Trata-se de algo majoritário e inédito ou apenas de um fenômeno marginal? Que estratégias as empresas têm usado? De que forma essa prática relaciona-se com os cenários social, tecnológico e econômico atuais? É com o objetivo de responder a essas questões que a argumentação deste livro se desenvolve, acompanhada de uma rigorosa análise científica de mais de 500 peças publicitárias veiculadas em TV e revistas ao longo das últimas quatro décadas. É um livro com farta documentação bibliográfica e embasamento teórico, o que fica evidente pela forma como interpreta e esclarece alguns dos textos-chave do pensamento social contemporâneo a respeito da velocidade, da comunicação e do consumo. Mesmo assim, não se limita à abstração de que muitos textos acadêmicos ficam reféns. A argumentação é rica em metáforas e exemplos práticos que tornam o assunto palpável para qualquer leitor. Assim, o livro fala diretamente àqueles envolvidos com a comunicação mercadológica atual, seja na prática ou na academia, mas é também um grande auxílio para todos aqueles que querem entender melhor os aspectos mais centrais dos tempos em que vivemos e ver como a teoria acadêmica toca diretamente a vida diária.

 

Tales Tomaz - Doutor pela ECA-USP e professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Adventista de São Paulo