Uma Escuta do Sussurro: Reflexões sobre Ritmo e Escuta no Teatro

Ref: 978-85-473-1110-0

Uma Escuta do Sussurro: reflexões sobre ritmo e escuta no teatro é uma reflexão teórico-prática em busca de ações pedagógicas para o/a ator/atriz perceber, entender e compor ritmos em seu trabalho de atuação. Para compreender o conceito de ritmo foram consultados estudiosos da área da música – como Mário de Andrade, Bruno Kiefer, Sérgio Magnani, Murray Schafer e Jean-Jaques Dalcroze –, a fim de apreender a sua estrutura, e do universo teatral –  a partir dos encenadores Constantin Stanislavski, Vsévolod Meyerhold e da Profa. Dra. Jacyan Castilho de Oliveira , que tratam o ritmo como um elemento fundamental no teatro.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 55,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 25,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-1110-0


ISBN Digital: 978-85-473-1111-7


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 27/07/2018


Número de páginas: 143


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Andréia Aparecida Paris.

Uma Escuta do Sussurro: reflexões sobre ritmo e escuta no teatro é uma reflexão teórico-prática em busca de ações pedagógicas para o/a ator/atriz perceber, entender e compor ritmos em seu trabalho de atuação. Para compreender o conceito de ritmo foram consultados estudiosos da área da música – como Mário de Andrade, Bruno Kiefer, Sérgio Magnani, Murray Schafer e Jean-Jaques Dalcroze –, a fim de apreender a sua estrutura, e do universo teatral –  a partir dos encenadores Constantin Stanislavski, Vsévolod Meyerhold e da Profa. Dra. Jacyan Castilho de Oliveira , que tratam o ritmo como um elemento fundamental no teatro. Como uma possibilidade de ação pedagógica para aproximar o/a ator/atriz do ritmo, conjetura-se sobre a "escuta corporal dilatada" ou "escuta do sussurro", idealizada como meio de ampliar e explorar a sensibilização do/da ator/atriz para pesquisar a percepção e composição do ritmo. Para pensar a "escuta corporal dilatada", os autores pesquisados foram os músicos ocidentais John Cage, Pierre Schaeffer e a diretora teatral norte americana, Anne Bogart. Juntamente com estes estudos foram vivenciadas algumas ações pedagógicas ao longo da pesquisa, que também são descritas neste livro.