Profissionalização Docente: Percepções do Estar na Profissão

Ref: 978-85-473-1733-1

Consensualmente, é sabido que, mesmo inseridos em um ambiente de mal-estar e de precarização da carreira docente, ainda há professores(as) que se mantêm na profissão e, mesmo que paradoxalmente, mostram-se satisfeitos(as) em suas atividades. Foi apostando na ideia de que a constituição da profissionalização docente possa ir além dos saberes disciplinares e teóricos que legitimam e regulamentam uma profissão que este livro propõe um olhar mais cuidadoso sobre a constituição profissional do(a) professor(a) no campo educacional.


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ISBN: 978-85-473-1733-1


ISBN Digital: 978-85-473-1979-3


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 10/08/2018


Número de páginas: 143


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Keiti de Barros Munari.

Consensualmente, é sabido que, mesmo inseridos em um ambiente de mal-estar e de precarização da carreira docente, ainda há professores(as) que se mantêm na profissão e, mesmo que paradoxalmente, mostram-se satisfeitos(as) em suas atividades. Foi apostando na ideia de que a constituição da profissionalização docente possa ir além dos saberes disciplinares e teóricos que legitimam e regulamentam uma profissão que este livro propõe um olhar mais cuidadoso sobre a constituição profissional do(a) professor(a) no campo educacional.

Traçando articulações entre saberes, valores e competências que se organizam e se entrecruzam a partir das interações instauradas no contexto social de sujeitos atuantes no magistério, este ensaio, apresentando os resultados de uma pesquisa ancorada numa abordagem metodológica diferenciada, possibilita conhecer algumas das justificativas de satisfação com a carreira do professorado, sobretudo apresentando motivos que buscam explicar a permanência no ofício, com base nas evidências dadas por um grupo de 26 docentes que concederam subsídios para compreensões mais amplas acerca de algumas especificidades de uma profissão tida como relacional.

Embora não haja uma perspectiva unívoca que possa ser considerada quanto à constituição da profissionalização docente para além dos saberes disciplinares e teóricos que validam a profissão, os achados apresentados nesta obra têm a pretensão de tornarem-se conjunturalmente mais uma fonte de conhecimento àqueles que se interessam pelas discussões sobre profissionalização docente na contemporaneidade, envolvendo percursos, perspectivas e noções teóricas interessantes.