Educação, Matemática e Inclusão Escolar: Perspectivas Teóricas

Ref: 978-85-473-0842-1

A inserção de pessoas com deficiência no contexto do ensino regular é uma realidade. Professores de Matemática e futuros profissionais da área deparam-se constantemente com os desafios de ensinar em um contexto de diversidade. Como ensinar tudo a todos? Quais procedimentos pedagógicos um professor de Matemática deve utilizar em uma sala de aula inclusiva? Quais recursos um professor pode lançar mão para desenvolver um trabalho na modalidade da educação especial no ensino regular? É possível ensinar de maneira igual a todos? O currículo deve ser ou não adaptado para as diferentes necessidades educacionais?


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ISBN: 978-85-473-0842-1


ISBN Digital: 978-85-473-1981-6


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 14/08/2018


Número de páginas: 157


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Elismar Alves dos Santos.

2. Jaqueline Araújo Civardi.

A inserção de pessoas com deficiência no contexto do ensino regular é uma realidade. Professores de Matemática e futuros profissionais da área deparam-se constantemente com os desafios de ensinar em um contexto de diversidade. Como ensinar tudo a todos? Quais procedimentos pedagógicos um professor de Matemática deve utilizar em uma sala de aula inclusiva? Quais recursos um professor pode lançar mão para desenvolver um trabalho na modalidade da educação especial no ensino regular? É possível ensinar de maneira igual a todos? O currículo deve ser ou não adaptado para as diferentes necessidades educacionais? Essas e outras perguntas são feitas com frequência por docentes e futuros professores, em específico de matemática. A área da Educação Matemática não tem respostas consensuais sobre tais questões. Ademais, há uma carência no sentido de encontrar fundamentação teórica própria da área que possibilite discussões mais aprofundadas sobre educação, matemática e inclusão. Esta obra tem por finalidade apresentar reflexões teóricas que possam contribuir com a práxis docente, especificamente na educação matemática inclusiva e com debates no universo acadêmico. Pensamos que a ação docente sem profunda discussão teórica fica esvaziada de sentido quando não há essa preocupação. A relação teoria-prática constitui-se em uma simbiose necessária ao processo de ensino-aprendizagem, em particular da matemática. E a área da educação matemática inclusiva, desde o nosso ponto de vista, precisa levar em consideração o vínculo existente entre essas duas dimensões, visto que a ação do professor se nutre de um conhecimento que possibilita uma crítica sobre o seu fazer, ao mesmo tempo que sua prática pode vir a gerar novos conhecimentos, que, como entendemos, refletem no aprendizado dos alunos com necessidades educativas especiais.