História da Educação no Rio Grande do Norte: Instituições Escolares, Infância e Modernidade no Início do Século XX

Ref: 978-85-473-1851-2

Como apreender o espírito de uma época por meio da Educação? Este livro sobre a História da Educação no Rio Grande do Norte põe-nos em contato com instituições escolares do início do século XX. Mas, também, possibilita-nos a compreensão sobre um período complexo da história do País do ponto de vista político, social e cultural, visto que a discussão que apresenta situa-se no coração da modernidade brasileira.


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ISBN: 978-85-473-1851-2


ISBN Digital: 978-85-473-1852-9


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 25/09/2018


Número de páginas: 219


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Rosa Milena dos Santos.

2. Crislane Barbosa de Azevedo.

Como apreender o espírito de uma época por meio da Educação? Este livro sobre a História da Educação no Rio Grande do Norte põe-nos em contato com instituições escolares do início do século XX. Mas, também, possibilita-nos a compreensão sobre um período complexo da história do País do ponto de vista político, social e cultural, visto que a discussão que apresenta situa-se no coração da modernidade brasileira. A obra propõe uma análise da cultura escolar de instituições de ensino público e, assim, perpassa desde a legislação educacional até as práticas vivenciadas pelos sujeitos-alvo das regulamentações. Esse olhar lançado entre o instituído e o, de fato, efetivado nas instituições põe o leitor em contato com: a relação entre escola e ciência, a escolarização como base para a cidadania, o lugar da escola pública no projeto modernizador no Brasil, a responsabilidade da administração pública para com o ensino escolar, o papel dos professores na configuração da sociedade e, sobretudo, a constituição da criança como sujeito de direitos no Brasil. Esse contato se dá em decorrência da análise que se apresenta relativa a aspectos como higiene, espaço escolar, escolarização dos corpos, materiais pedagógicos, metodologia de ensino, formação e eventos cívicos. O livro aborda, assim, ao longo de seus sete capítulos, uma gama de aspectos cuja confluência está na base da constituição do ser brasileiro no século XX, e sobre a qual as instituições escolares têm muito a dizer. Construída com base em grande volume de fontes, consistente discussão bibliográfica e zelo pela escrita, a obra traz um conteúdo substancial apresentado em linguagem clara e fluente. Fonte de informação, é, também, demonstração de erudição e cuidado com o leitor. É, sem dúvida, leitura indicada não só para professores ou pesquisadores dedicados à História ou à Educação, mas para todos que se interessam pela história do Brasil.