Psicologia em Saúde, Educação e Assistência Social

Ref: 978-85-473-1778-2

O livro Psicologia em saúde, educação e assistência social apresenta diversas experiências de intervenção psicológica em saúde e educação que buscam refletir criticamente sobre as políticas públicas, criando diretrizes para demandas presentes no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Assistência Social e na Rede Pública de Ensino. Os primeiros capítulos abordam diversas dimensões e práticas voltadas à saúde mental, como a relação entre condições socioeconômicas e incidência de transtornos mentais, análise institucional de atenção psicossocial, acompanhamento terapêutico e a relação entre promoção da saúde mental e promoção de cidadania.


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ISBN: 978-85-473-1778-2


ISBN Digital: 978-85-473-1779-9


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 03/10/2018


Número de páginas: 257


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Ricardo Wagner Machado da Silveira.

2. Tommy Akira Goto.

3. Tatiana Benevides Magalhães Braga.

4. Ronny Francy Campos.

O livro Psicologia em saúde, educação e assistência social apresenta diversas experiências de intervenção psicológica em saúde e educação que buscam refletir criticamente sobre as políticas públicas, criando diretrizes para demandas presentes no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Assistência Social e na Rede Pública de Ensino. Os primeiros capítulos abordam diversas dimensões e práticas voltadas à saúde mental, como a relação entre condições socioeconômicas e incidência de transtornos mentais, análise institucional de atenção psicossocial, acompanhamento terapêutico e a relação entre promoção da saúde mental e promoção de cidadania. Considerando a complexidade desse campo, busca amplas articulações entre vivências psicológicas, condições psicossociais, espaços institucionais, produções culturais e fazer clínico, trazendo nova luz à atuação profissional no contexto de avanços e retrocessos da Reforma Psiquiátrica. Os capítulos seguintes abordam a sistematização de práticas psicológicas voltadas às políticas públicas no âmbito do curso de graduação em Psicologia, tanto no que se refere a uma experiência de construção curricular e sistematização de um curso de graduação quanto no que se refere às experiências práticas de estágio, com especial ênfase ao Plantão Psicológico. Voltando-se à formação em Psicologia em diálogo com as demandas da sociedade brasileira, tais capítulos contribuem na construção de articulações teórico-práticas mais alinhadas com a realidade que será encontrada pelos futuros psicólogos e psicólogas. O último capítulo aborda o acompanhamento psicológico em uma experiência de educação inclusiva, ressaltando a ultrapassagem das diversas barreiras arquitetônicas e principalmente atitudinais para o enfrentamento do desafio representado pela inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais no ensino regular. A presente coletânea é, desse modo, um convite a psicólogos, educadores, assistentes sociais e outros profissionais de saúde e educação no sentido de enriquecerem e problematizarem suas práticas, construindo respostas aos desafios concretos enfrentados no cotidiano das políticas públicas brasileiras.