Consumo Cultural nas Práticas Juvenis

Ref: 978-85-473-2143-7

Esta obra é fruto das inquietações que tiveram início desde a pesquisa de mestrado da autora, no desejo de entender as manifestações juvenis. O foco é a  procura da compreensão da intervenção dos jovens como fãs e consumidores da cultura pop, assim como os compartilhamentos nas redes sociais.


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ISBN: 978-85-473-2143-7


ISBN Digital: 978-85-473-2151-2


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 09/10/2018


Número de páginas: 137


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Cleusa Albilia de Almeida.

Esta obra é fruto das inquietações que tiveram início desde a pesquisa de mestrado da autora, no desejo de entender as manifestações juvenis. O foco é a  procura da compreensão da intervenção dos jovens como fãs e consumidores da cultura pop, assim como os compartilhamentos nas redes sociais. No período de pesquisa foram feitos vários  movimentos com a intenção de entender as práticas das juventudes e sua relação com os meios de comunicação. O primeiro deles foi conhecer a cultura nipônica na cidade da pesquisa: Cuiabá-MT. Um estado com raízes tradicionais que, no entanto, é muito acolhedor às diversas manifestações culturais. O segundo movimento concentrou-se na relação da cultura nipônica com seu objeto de pesquisa em foco. Para isso, foi fundamental o diálogo com pesquisadores que investigaram o crescente apego à cultura de animes e mangás: Hirata (2012), Urbano (2011), Matta (2012), Brito (2012), Ueta (2013) entre outros autores que auxiliaram nessa reflexão e inserção na cultura pop. O terceiro movimento foi o de se lançar a campo. Assim, as rodas de conversas – que abriram vários horizontes – e o pensar a cultura juvenil – no sentido de que esse estado não é estático, pois está em constantes mudanças – contribuíram para o desenvolvimento dos caminhos propostos.