Processos Midiáticos no Campo Esportivo
Ref: 978-85-473-1891-8A proposta de Sanfelice é, antes de tudo, mapear conceitualmente as bases epistemológicas sobre as quais irá analisar a cobertura dos jornais brasileiros Folha de S.Paulo e Zero Hora. Assim, o leitor é apresentado às principais teorias do jornalismo formuladas no século XX para, logo em seguida, conhecer algumas definições sobre acontecimentos midiáticos e esportivos.
ISBN: 978-85-473-1891-8
ISBN Digital: 978-85-473-1870-3
Edição: 1
Ano da edição: 2018
Data de publicação: 16/10/2018
Número de páginas: 149
Encadernação: Brochura
Peso: 200 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. Gustavo Roese Sanfelice.
A proposta de Sanfelice é, antes de tudo, mapear conceitualmente as bases epistemológicas sobre as quais irá analisar a cobertura dos jornais brasileiros Folha de S.Paulo e Zero Hora. Assim, o leitor é apresentado às principais teorias do jornalismo formuladas no século XX para, logo em seguida, conhecer algumas definições sobre acontecimentos midiáticos e esportivos. As marcas do sociólogo francês Pierre Bourdieu (nome caro também a várias pesquisas realizadas às ciências do esporte) sentem-se ao longo de vários trechos do livro, inclusive na escolha das abordagens que privilegiam as noções de “campo” e “lugar simbólico”, as quais nos ajudam, ainda, a compreender os processos de midiatização do esporte agonístico de competição, ou o esporte de alto rendimento. Por fim, temos a leitura e a análise rigorosa que o autor dedica ao caso Daiane dos Santos e sua construção midiática nas páginas do diário gaúcho Zero Hora e do paulista Folha de S.Paulo.
José Carlos Marques
Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo