Gerações de Professoras do Campo

Ref: 978-85-473-1168-1

O livro Gerações de professoras do campo, ao discutir sobre a formação, a inserção profissional e o trabalho docente a partir de uma perspectiva geracional, pode ser visto como uma possibilidade para pensar de outras formas a docência, pois contribui para percebermos a dinâmica do universo profissional de professoras de diferentes gerações, sua formação, o desenvolvimento do trabalho cotidiano nas escolas, suas pressões, os dispositivos de controle e avaliação das professoras, as reformas dos sistemas de ensino, a mudança nos relacionamentos com os responsáveis pelas alunas e pelos alunos, as relações entre a escola-professora-comunidade.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 55,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-1168-1


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 18/10/2018


Número de páginas: 183


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Charles Moreto.

O livro Gerações de professoras do campo, ao discutir sobre a formação, a inserção profissional e o trabalho docente a partir de uma perspectiva geracional, pode ser visto como uma possibilidade para pensar de outras formas a docência, pois contribui para percebermos a dinâmica do universo profissional de professoras de diferentes gerações, sua formação, o desenvolvimento do trabalho cotidiano nas escolas, suas pressões, os dispositivos de controle e avaliação das professoras, as reformas dos sistemas de ensino, a mudança nos relacionamentos com os responsáveis pelas alunas e pelos alunos, as relações entre a escola-professora-comunidade.

Pensar os processos de identificação e de socialização de professoras de escolas de classes multisseriadas do campo a partir de suas posições e, mais especificamente, de suas conexões geracionais nos propicia analisar as tendências às mudanças, bem como as tendências às permanências vividas individualmente por tais professoras e, coletivamente, pela profissão docente na sociedade brasileira.

As histórias e vivências apresentadas neste livro lembram, e muito, também as minhas e a de tantas outras professoras e tantos outros professores que trabalharam e trabalham nas escolas de classes multisseriadas do campo em nosso país.

Espero que este livro possa contribuir para melhor compreender os motivos das ações das professoras das escolas de classes multisseriadas de diferentes gerações, o que implica uma análise da conjuntura histórica, política e social em que se encontraram (e que ainda se encontram) inseridas.