Jogos, Ensino e Formação de Professores Reflexivos
Ref: 978-85-473-1173-5Jogos, ensino e formação de professores reflexivos apresenta uma proposta para a formação inicial de professores que supera a lacuna entre a teoria e a prática muito presente nos cursos de licenciatura. Aqui a elaboração, a avaliação e a aplicação de jogos são apresentadas e discutidas como ferramentas para o desenvolvimento da capacidade de aprender na prática, num processo de “ação-reflexão-ação” com vistas à formação reflexiva, tendo como aporte teórico os pressupostos de Donald Schön.
ISBN: 978-85-473-1173-5
Edição: 1
Ano da edição: 2018
Data de publicação: 01/11/2018
Número de páginas: 209
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. João Vicente Escremin.
2. Paulo Sergio Calefi.
Jogos, ensino e formação de professores reflexivos apresenta uma proposta para a formação inicial de professores que supera a lacuna entre a teoria e a prática muito presente nos cursos de licenciatura. Aqui a elaboração, a avaliação e a aplicação de jogos são apresentadas e discutidas como ferramentas para o desenvolvimento da capacidade de aprender na prática, num processo de “ação-reflexão-ação” com vistas à formação reflexiva, tendo como aporte teórico os pressupostos de Donald Schön.
Além da formação de professores, a obra promove o uso de jogos como ferramenta para o ensino e a aprendizagem em todas as disciplinas e para todos os conteúdos conceituais. Indica também a possibilidade de adaptação de jogos convencionais ao processo educativo. São apresentados jogos que foram elaborados para o ensino de química, sua avaliação e resultados de sua aplicação. Os capítulos podem ser lidos de forma independe e trazem informações importantes para o uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem, de forma interessante, prazerosa e produtiva.