Formação de Professores em Semanas Pedagógicas: A Formação Continuada Entre Duas Lógicas

Ref: 978-85-473-2231-1

O livro Formação de Professores em Semanas Pedagógicas: a formação continuada entre duas lógicas traz à tona discussões e análises sobre a avaliação do programa de formação continuada de professores desenvolvido no interior das escolas públicas estaduais paranaenses.  As autoras discutem, a partir do olhar dos pedagogos, as potencialidades, fragilidades e contradições presentes na modalidade de formação continuada denominada “Semana Pedagógica”.


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ISBN: 978-85-473-2231-1


ISBN Digital: 978-85-473-2677-7


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 19/11/2018


Número de páginas: 129


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Mary Ângela Teixeira Brandalise.

2. Michélle Barreto Justus.

O livro Formação de Professores em Semanas Pedagógicas: a formação continuada entre duas lógicas traz à tona discussões e análises sobre a avaliação do programa de formação continuada de professores desenvolvido no interior das escolas públicas estaduais paranaenses.  As autoras discutem, a partir do olhar dos pedagogos, as potencialidades, fragilidades e contradições presentes na modalidade de formação continuada denominada “Semana Pedagógica”. O texto organiza-se em duas partes: uma teórica, traduzindo-se num documento histórico e político, que traz conhecimentos específicos das áreaa de Avaliação Educacional e Avaliação de Programas Educacionais, assim como fundamentos legais e normativos sobre as políticas de formação continuada de professores; e outra empírica, revelando dados, depoimentos e comparações realizados pelos profissionais que vivenciaram essa modalidade de formação, nos períodos de 2007-2010 (Governo Requião) e 2011-2014 (Governo Beto Richa). A obra propõe reflexões sobre a organização do trabalho pedagógico, a formação docente, a avaliação de políticas e programas educacionais e permite, ainda, análises e ponderações feitas entre duas lógicas de governo e suas respectivas concepções de formação continuada de professores.  Voltada para gestores públicos, estudantes, professores e pesquisadores em Avaliação Educacional e Formação de Professores, a leitura configura-se como um rico instrumento de estudo e discussão sobre as políticas de formação docente, e ressalta a necessidade de avaliação dessas políticas, dando voz aos profissionais que dela participam.