A Memória e seu Funcionamento na Avaliação Escolar
Ref: 978-85-473-0783-7O campo da Análise de Discurso oferece um instrumental teórico que permite ao pesquisador refletir sobre os diversos aspectos relacionados à linguagem e à sociedade.
ISBN: 978-85-473-0783-7
ISBN Digital: 978-85-473-2062-1
Edição: 1
Ano da edição: 2017
Data de publicação: 00/00/0000
Número de páginas: 159
Peso: 200 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. Wagner Franco.
O campo da Análise de Discurso oferece um instrumental teórico que permite ao pesquisador refletir sobre os diversos aspectos relacionados à linguagem e à sociedade. Tendo esse aporte teórico, o livro A memória e seu funcionamento na avaliação escolar, voltado a professores em geral e, especificamente, aos professores de línguas materna e estrangeira, toma como objeto de reflexão a prática avaliativa escolar (a prova), instrumento amplamente utilizado nas escolas para aprovação e reprovação de alunos, e que os educadores, por vezes, consideram um instrumento neutro. O eixo condutor da análise é a memória discursiva e os sentidos que irrompem na avaliação como acontecimento a ler. Sentidos que não são os esperados, mas válidos, e que, no entanto, são silenciados pelos professores. Em uma abordagem original, o autor lança um novo olhar sobre a prova escolar considerando outros aspectos relacionados a ela, como língua, texto, leitura e equívoco, todos conceitos muito caros à Análise de Discurso. Um livro para os educadores e os interessados em língua(gem).