Trabalho Docente e Precarização nas Relações Laborais da Educação: Uma Abordagem Crítica

Ref: 978-85-473-1280-0

O livro Trabalho docente e precarização nas relações laborais da educação: uma abordagem crítica é voltado a professores das redes de ensino básico e superior, além de pesquisadores interessados no tema, dispostos a refletir para além do trabalho em sala de aula. Trata-se do resultado de discussões de um grupo de trabalho proposto para a XVIII Reunião da Abrapso, ocorrida em 2015, em Fortaleza – CE.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 52,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 23,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-1280-0


ISBN Digital: 978-85-473-1280-0


Edição: 1


Ano da edição: 2018


Data de publicação: 07/12/2018


Número de páginas: 163


Encadernação: Brochura


Peso: 200 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Cristina Miyuki Hashizume.

O livro Trabalho docente e precarização nas relações laborais da educação: uma abordagem crítica é voltado a professores das redes de ensino básico e superior, além de pesquisadores interessados no tema, dispostos a refletir para além do trabalho em sala de aula. Trata-se do resultado de discussões de um grupo de trabalho proposto para a XVIII Reunião da Abrapso, ocorrida em 2015, em Fortaleza – CE. A partir de referenciais teóricos da Sociologia, da Psicologia Social, da Psicologia da Educação e da Educação, foram analisados os impactos do trabalho e das condições de trabalho na subjetividade e no trabalho do professor. Dando vazão a diferentes olhares teórico-metodológicos, focou-se o lugar ocupado pelo trabalho na vida dos docentes, vislumbrando possibilidades de mudança na realidade investigada. As condições flexíveis de trabalho da terceirização e o cenário de flexibilização nas universidades públicas, assim como o fenômeno da violência nas escolas, mostram um contexto de adoecimento do professor, comumente capturado pela lógica gerencialista de controle físico e da subjetividade do trabalhador da educação.