Prática Psicopedagógica Institucional

Ref: 978-85-473-2802-3

A proposta deste livro é reunir diferentes reflexões e trabalhos desenvolvidos por pesquisadores sobre a Psicopedagogia Institucional, uma vez que muito se tem produzido na área da Psicopedagogia Clínica e pouco na área institucional.


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ISBN: 978-85-473-2802-3


ISBN Digital: 978-85-473-2803-0


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 22/02/2019


Número de páginas: 155


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Leila Pessôa Da Costa.

2. Janira Siqueira Camargo.

A proposta deste livro é reunir diferentes reflexões e trabalhos desenvolvidos por pesquisadores sobre a Psicopedagogia Institucional, uma vez que muito se tem produzido na área da Psicopedagogia Clínica e pouco na área institucional.

O objeto de estudo da Psicopedagogia é a aprendizagem humana, processo que ocorre durante toda a existência do ser humano e que independe de faixa etária ou dos diferentes grupos dos quais faz parte. Dessa maneira, a atuação psicopedagógica tanto ocorre na forma individual, quase sempre no espaço clínico, quanto na coletiva, em instituições as mais diversas.

No Brasil, a Psicopedagogia é ainda muito recente e, em geral, tem sido disseminada primordialmente a partir da atuação individual, sendo que o trabalho coletivo é ainda muito restrito. Esse é um dos aspectos que têm inquietado os autores ao trabalharem em cursos de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pois a atuação do psicopedagogo nos espaços coletivos em geral tem se desenvolvido a partir de instrumentos e metodologias mais indicadas para o trabalho individual. Além disso, a atuação no coletivo tem se restringido à instituição escolar, como se a escola fosse o único espaço no qual a aprendizagem se desenvolve.

Ao propor esta obra, os autores vislumbram ampliar os espaços de atuação profissional, apontando estratégias, procedimentos e instrumentos para auxiliar aqueles que optam pelo trabalho na área da Psicopedagogia Institucional