Gestão da Permanência: Abordagens Sobre o Perfil Socioeconômico, Evasão e Retenção dos Discentes do Curso de Bacharelado em Administração Pública da UAB/Unemat

Ref: 978-85-473-0514-7

As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), associadas a um custo mais baixo, em comparação com a modalidade presencial, proporcionaram rápida expansão e interiorização da EaD no Brasil. Apesar de estar cercado de tecnologias, o problema da evasão nos cursos EaD também é uma realidade.


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ISBN: 978-85-473-0514-7


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 25/02/2019


Número de páginas: 205


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Marlene Valério dos Santos Arenas.

2. Gustavo Domingos Sakr Bisinoto.

As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), associadas a um custo mais baixo, em comparação com a modalidade presencial, proporcionaram rápida expansão e interiorização da EaD no Brasil. Apesar de estar cercado de tecnologias, o problema da evasão nos cursos EaD também é uma realidade. As perdas de alunos que iniciam, mas não terminam os cursos geram impactos acadêmicos, econômicos e sociais. Neste livro, trataremos dos fatores que motivam os alunos a tomarem a decisão de permanecer ou se evadir do curso, desdobrando-se em como analisar o perfil socioeconômico dos alunos. Apresentamos, ainda, as políticas públicas que contemplam a educação superior brasileira, o histórico e a evolução da educação no Brasil, o conceito de EaD e sua evolução, o conceito de Gestão da Permanência e seus paradigmas, permanência e evasão no ensino superior e os modelos teóricos e empíricos sobre permanência e evasão, dentre os quais destacam-se o Modelo do Processo de Abandono de Spady (1970), a Teoria da Integração de Tinto (1993), do Aprendizado de Vygotsky (1993), da Expectativa de Vroom (1995), dos estudos pioneiros de Rovai (2003) e da Causalidade da Evasão de Cislaghi (2008). A situação-problema foi diagnosticada e foi possível observar o contexto da realidade investigada para fins de comparação e ratificação dos resultados encontrados na pesquisa. A leitura deste livro ajudará na compreensão dos fenômenos influenciadores para a decisão de permanecer ou evadir de um curso.