Rodízio de Saberes: Metodologia Ativa de Leitura e de Oralidade

Ref: 978-85-473-2817-7

O livro Rodízio de saberes metodologia ativa de leitura e oralidade é uma estratégia pedagógica, uma didática, que permite a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. O Rodízio de Saberes (RdS) é uma autêntica metodologia ativa inovadora que possibilita a autonomia do estudante, capacitando-o na compreensão de aspectos cognitivos e afetivo. A relevância estratégia do RdS para trabalhar a leitura e oralidade foi constatada por meio dos relatos dos estudantes. Cada estudante aprende com os colegas e, também, ajuda-os a aprender. A mediação da linguagem realizada pelos estudantes parece ser, de fato, eficaz.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 55,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-2817-7


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 06/03/2019


Número de páginas: 119


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Roseday Nascimento.

2. Denise Lannes.

O livro Rodízio de saberes metodologia ativa de leitura e oralidade é uma estratégia pedagógica, uma didática, que permite a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. O Rodízio de Saberes (RdS) é uma autêntica metodologia ativa inovadora que possibilita a autonomia do estudante, capacitando-o na compreensão de aspectos cognitivos e afetivo. A relevância estratégia do RdS para trabalhar a leitura e oralidade foi constatada por meio dos relatos dos estudantes. Cada estudante aprende com os colegas e, também, ajuda-os a aprender. A mediação da linguagem realizada pelos estudantes parece ser, de fato, eficaz. A dinâmica do RdS foi validada para ser aplicada em diferentes realidades de sala de aula. A partir das análises dos relatos dos estudantes, constatamos que interesses diversos foram mobilizados em cada nível de ensino, da educação básica ao ensino superior. Concluímos que o RdS é viável no contexto da educação formal e nos diferentes níveis e modalidades de ensino. O RdS atende à realidade da estrutura organizacional do sistema da educação formal como, também, à demanda de interesses dos estudantes.

E acreditamos nisso porque...

A técnica de distribuir temas em grupos diferentes e fazer com que sejam agentes disseminadores desses assuntos gerou comprometimento de todos e discussões que possivelmente não ocorreriam nos tradicionais seminários. Eu pensei que seria muito chato até porque eu não gosto muito de português. Mas foi bem bacana e divertida, foi até bem legal, eu gostei. A aula estava diferente. Nós ficamos andando na sala de aula. Brincamos. Lemos as histórias e as pessoas explicam parecendo conversa. Foi mais simples compreender o que o meu colega leu. Vou levar o tal conhecimento para outras pessoas, eu acho que mais pessoas deveriam ter acesso a essa pesquisa e à atividade que nos foi proposta. Eu gostei bastante e eu vou contar a minha mãe que essa aula foi muito legal... vocês estão de parabéns mesmo. A atividade foi muito, muito interessante. Eu fiquei surpreendido com tudo. O projeto é muito maravilhoso, show de bola, show de bilheteria.