Bate-Papos Educacionais na Internet: Uma Perspectiva Linguística

Ref: 978-85-473-2466-7

Bate-papos educacionais na internet: uma perspectiva linguística busca contribuir com o uso adequado das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em contextos educacionais, mais especificamente de bate-papos on-line. Ele é destinado aos professores, coordenadores, designers de aprendizagem e todos aqueles interessados em compreender como, apesar de seu potencial positivo no apoio e enriquecimento de cursos presenciais e a distancia, o planejamento adequado das TIC é imperativo para o alcance de um ensino-aprendizagem significativo e que apoie a inclusão de pessoas em contextos sociais como o mundo acadêmico, científico e industrial.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 57,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-2466-7


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 21/03/2019


Número de páginas: 227


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Erisana Célia Sanches Victoriano.

Bate-papos educacionais na internet: uma perspectiva linguística busca contribuir com o uso adequado das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em contextos educacionais, mais especificamente de bate-papos on-line. Ele é destinado aos professores, coordenadores, designers de aprendizagem e todos aqueles interessados em compreender como, apesar de seu potencial positivo no apoio e enriquecimento de cursos presenciais e a distancia, o planejamento adequado das TIC é imperativo para o alcance de um ensino-aprendizagem significativo e que apoie a inclusão de pessoas em contextos sociais como o mundo acadêmico, científico e industrial.

A origem das discussões apresentadas é um grande destaque, pois, além de frutos de investigações sobre práticas educacionais, são fundamentadas no entendimento da linguagem como principal meio de realização do ensino-aprendizagem. Um dos papéis fundamentais da educação é a ampliação dos recursos linguísticos necessários para o acesso a diferentes contextos sociais, e a linguagem é o principal meio de acesso a eles. Por isso, discute-se como linguagens de diferentes naturezas são trazidas para o contexto educacional e, assim, a qualidade do ensino-aprendizagem pode ser relacionada aos diferentes tipos de linguagem envolvidos nele e favorecidos por ele. Mais especificamente, discutem-se práticas discursivas e pedagógicas dentro de sessões de bate-papos on-line que se mostrem mais adequadas ao ensino-aprendizagem nesse contexto e a natureza dos conhecimentos estruturados nas interações investigadas.

As discussões contribuem com a compreensão de como as TIC podem ser usadas em contexto educacional on-line de forma adequada e socialmente pertinente, pois indicam aspectos importantes que devem ser considerados durante o planejamento do uso das TIC em contexto de ensino-aprendizagem, especialmente durante o planejamento do uso de bate-papos on-line. Ao oferecer maior compreensão da linguagem envolvida no uso das TIC e contribuir com seu uso em contexto educacional, esta obra colabora com a ampliação do acesso a essas ferramentas digitais e com a inclusão de indivíduos a contextos sociais geralmente restritos a grupos mais privilegiados e, consequentemente, com uma educação a distância voltada à transformação cultural.