Políticas Públicas, Gestão, Formação e Práticas: Perspectivas Contemporâneas sobre a Educação de Jovens e Adultos

Ref: 978-85-473-2867-2

Certamente, esta obra é de considerável importância no campo educacional, em especial para a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma vez que traz à tona análises, reflexões e discussões concernentes ao campo que abrange desde as políticas públicas educacionais às práticas pedagógicas contemporâneas discutidas e trabalhadas na EJA. Logo, torna-se uma leitura necessária e importante como complemento às demais literaturas existentes na área da EJA, em especial porque trata de questões relacionadas às políticas educacionais, onde são tecidas reflexões que dão conta desde o surgimento dessa modalidade de ensino até as políticas contemporâneas do início do século XXI. Por conseguinte, provoca, de forma sensível, um breve olhar sobre a gestão escolar analisada exclusivamente a partir do campo da EJA, o que nos leva a acreditar numa possível iniciação de debates na área da gestão para essa etapa de ensino, uma vez que são tecidas considerações que vão desde a gerência escolar aos aspectos de extrema relevância trabalhados na coordenação pedagógica.


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ISBN: 978-85-473-2867-2


ISBN Digital: 978-85-473-2867-2


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 15/04/2019


Número de páginas: 281


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Rogerio Andrade Maciel.

2. Joana d’Arc de Vasconcelos Neves.

3. Sebastião Rodrigues da Silva Júnior.

4. Francisco Pereira de Oliveira .

Certamente, esta obra é de considerável importância no campo educacional, em especial para a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma vez que traz à tona análises, reflexões e discussões concernentes ao campo que abrange desde as políticas públicas educacionais às práticas pedagógicas contemporâneas discutidas e trabalhadas na EJA.

Logo, torna-se uma leitura necessária e importante como complemento às demais literaturas existentes na área da EJA, em especial porque trata de questões relacionadas às políticas educacionais, onde são tecidas reflexões que dão conta desde o surgimento dessa modalidade de ensino até as políticas contemporâneas do início do século XXI.

Por conseguinte, provoca, de forma sensível, um breve olhar sobre a gestão escolar analisada exclusivamente a partir do campo da EJA, o que nos leva a acreditar numa possível iniciação de debates na área da gestão para essa etapa de ensino, uma vez que são tecidas considerações que vão desde a gerência escolar aos aspectos de extrema relevância trabalhados na coordenação pedagógica.

Noutra abertura de diálogos, temos análises de eminente configuração nos dias atuais para a educação básica, que são a formação docente e a prática pedagógica para a Educação de Jovens e Adultos. Essas duas temáticas são abordadas de forma sensível e aprofundadas sem transferência de responsabilidades, mas capazes de anunciar as prerrogativas tênues no campo didático-pedagógico para essa modalidade de ensino.

As questões analisadas, refletidas e discutidas com o enfoque na Educação de Jovens e Adultos, certamente, remetem-nos às diversas nuances na área educacional, o que nos leva a acreditar que a educação deve ser planejada a considerar os diversos campos que a compõem e não tomá-los por um único viés. Por fim, a presente obra deixa a contribuição de que não devemos ter o olhar limitado para a educação, mas pensá-la a partir da necessidade, do contexto, da leveza que exigem o ensino e a aprendizagem nos dias atuais.