Fundamentos da Linguagem na Educação
Ref: 978-85-473-3043-9O livro apresenta as bases da linguística aplicada ao letramento e à alfabetização destinadas à formação de professores ou outros profissionais e pesquisadores da educação básica. Partindo de uma concepção de ensino de língua materna e de alfabetização no campo da linguística, seus 19 capítulos aprofundam-se na caracterização dos três grandes componentes curriculares da área: o desenvolvimento do uso das línguas oral e escrita; os princípios e processos de construção da escrita; e os fundamentos gerais da produção de textos na sociedade contemporânea, permeada pela multiplicidade de mídias e gêneros discursivos. A obra é, antes de tudo, um programa curricular de formação docente, amparado em forte orientação para uma educação comprometida com a inclusão social e um modelo de formação humana baseado no desenvolvimento integral. Como é característico da produção acadêmica do autor, o texto prima pela interdisciplinaridade e pelo diálogo constante com a realidade escolar brasileira e seu alunado.Este é um livro destinado a professores agentes de letramento e alfabetizadores. Com ele, desejo contribuir para que a escola e seus atores possam sempre defender sua autonomia e sua autoria na educação das pessoas, não importa quais, pessoas acima de tudo.
ISBN: 978-85-473-3043-9
ISBN Digital: 978-85-473-3043-9
Edição: 1ª
Ano da edição: 2019
Data de publicação: 23/05/2019
Número de páginas: 353
Encadernação: Brochura
Peso: 100 gramas
Largura: 21 cm
Comprimento: 27 cm
Altura: 2 cm
1. Luiz Antonio Gomes Senna .
O livro apresenta as bases da linguística aplicada ao letramento e à alfabetização destinadas à formação de professores ou outros profissionais e pesquisadores da educação básica. Partindo de uma concepção de ensino de língua materna e de alfabetização no campo da linguística, seus 19 capítulos aprofundam-se na caracterização dos três grandes componentes curriculares da área: o desenvolvimento do uso das línguas oral e escrita; os princípios e processos de construção da escrita; e os fundamentos gerais da produção de textos na sociedade contemporânea, permeada pela multiplicidade de mídias e gêneros discursivos. A obra é, antes de tudo, um programa curricular de formação docente, amparado em forte orientação para uma educação comprometida com a inclusão social e um modelo de formação humana baseado no desenvolvimento integral. Como é característico da produção acadêmica do autor, o texto prima pela interdisciplinaridade e pelo diálogo constante com a realidade escolar brasileira e seu alunado.
Este é um livro destinado a professores agentes de letramento e alfabetizadores. Com ele, desejo contribuir para que a escola e seus atores possam sempre defender sua autonomia e sua autoria na educação das pessoas, não importa quais, pessoas acima de tudo.