Fundamentos da Linguagem na Educação

Ref: 978-85-473-3043-9

O livro apresenta as bases da linguística aplicada ao letramento e à alfabetização destinadas à formação de professores ou outros profissionais e pesquisadores da educação básica. Partindo de uma concepção de ensino de língua materna e de alfabetização no campo da linguística, seus 19 capítulos aprofundam-se na caracterização dos três grandes componentes curriculares da área: o desenvolvimento do uso das línguas oral e escrita; os princípios e processos de construção da escrita; e os fundamentos gerais da produção de textos na sociedade contemporânea, permeada pela multiplicidade de mídias e gêneros discursivos. A obra é, antes de tudo, um programa curricular de formação docente, amparado em forte orientação para uma educação comprometida com a inclusão social e um modelo de formação humana baseado no desenvolvimento integral. Como é característico da produção acadêmica do autor, o texto prima pela interdisciplinaridade e pelo diálogo constante com a realidade escolar brasileira e seu alunado.Este é um livro destinado a professores agentes de letramento e alfabetizadores. Com ele, desejo contribuir para que a escola e seus atores possam sempre defender sua autonomia e sua autoria na educação das pessoas, não importa quais, pessoas acima de tudo.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 92,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-3043-9


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 23/05/2019


Número de páginas: 353


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 21 cm


Comprimento: 27 cm


Altura: 2 cm


1. Luiz Antonio Gomes Senna .

O livro apresenta as bases da linguística aplicada ao letramento e à alfabetização destinadas à formação de professores ou outros profissionais e pesquisadores da educação básica. Partindo de uma concepção de ensino de língua materna e de alfabetização no campo da linguística, seus 19 capítulos aprofundam-se na caracterização dos três grandes componentes curriculares da área: o desenvolvimento do uso das línguas oral e escrita; os princípios e processos de construção da escrita; e os fundamentos gerais da produção de textos na sociedade contemporânea, permeada pela multiplicidade de mídias e gêneros discursivos. A obra é, antes de tudo, um programa curricular de formação docente, amparado em forte orientação para uma educação comprometida com a inclusão social e um modelo de formação humana baseado no desenvolvimento integral. Como é característico da produção acadêmica do autor, o texto prima pela interdisciplinaridade e pelo diálogo constante com a realidade escolar brasileira e seu alunado.
Este é um livro destinado a professores agentes de letramento e alfabetizadores. Com ele, desejo contribuir para que a escola e seus atores possam sempre defender sua autonomia e sua autoria na educação das pessoas, não importa quais, pessoas acima de tudo.