Estratégias Psicopedagógicas para a Diminuição das Dificuldades de Aprendizagem na Leitura, Escrita e Preservação do Meio Ambiente

Ref: 978-85-473-1776-8

Com este livro, quero colocar a você, leitor, algo que venha incentivar a importância do estudo com afinco as Estratégias psicopedagógicas para a diminuição das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita e preservação do meio ambiente. Esta obra discute as estratégias psicopedagógicas que os professores têm utilizado para a diminuição das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita dos alunos. Trata-se de uma abordagem que leva à reflexão sobre como acontece o processo de aquisição da leitura e da escrita e como os professores lidam com as dificuldades da leitura e da escrita dos alunos, bem como suas práticas psicopedagógicas em sala de aula. Explora ideias relevantes de autores que abordam essa temática referente às estratégias psicopedagógicas, às dificuldades educativas em Português e à aprendizagem da leitura e da escrita.


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ISBN: 978-85-473-1776-8


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 26/06/2019


Número de páginas: 147


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Diandra Wojciechowski.

2. Augusto Alves de Oliveira.

Com este livro, quero colocar a você, leitor, algo que venha incentivar a importância do estudo com afinco as Estratégias psicopedagógicas para a diminuição das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita e preservação do meio ambiente. Esta obra discute as estratégias psicopedagógicas que os professores têm utilizado para a diminuição das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita dos alunos. Trata-se de uma abordagem que leva à reflexão sobre como acontece o processo de aquisição da leitura e da escrita e como os professores lidam com as dificuldades da leitura e da escrita dos alunos, bem como suas práticas psicopedagógicas em sala de aula. Explora ideias relevantes de autores que abordam essa temática referente às estratégias psicopedagógicas, às dificuldades educativas em Português e à aprendizagem da leitura e da escrita.
A questão das dificuldades da leitura e da escrita é apresentada também em uma reflexão crítica sobre o baixo rendimento escolar e o insucesso escolar de muitas crianças e jovens que apresentam diferenças na aprendizagem escolar, sem, todavia, levar em consideração a aplicação inadequada das estratégias psicopedagógicas por parte dos docentes. Além disso, há escassez de recursos didáticos e falta de motivação, por parte dos professores, associada à pouca relação entre família e escola.
O campo DA que é apresentado encontra-se particularmente enfocado nas dificuldades de aprendizagem específicas. Além da dislexia, dedica também alguns textos à caracterização da disgrafia e da disortografia, apontando alguns dos sinais de preocupação e de risco que a criança pode evidenciar desde a educação infantil até o ensino fundamental.
A finalidade do livro é mostrar a necessidade de o docente conhecer, vivenciar e saber lidar com as dificuldades de aprendizagem, utilizando metodologias adequadas, montando planos de trabalhos interdisciplinares que despertem o gosto e o interesse pela leitura, criando estratégias a fim de conscientizar os alunos sobre temas transversais e sobre o meio ambiente, e preparando a criança ou o adolescente a ser um adulto bem educado, que respeita as diferenças e preocupa-se com o futuro do planeta.