A Transição Ensino Médio–Educação Superior e o Desempenho Acadêmico

Ref: 978-85-473-0166-8

O livro A transição ensino médio–educação superior e o desempenho acadêmico lança um olhar sobre o aumento de estudantes do Ensino Médio que ingressam no Ensino Superior e que exige conhecer as condições nas quais esses estudantes transitam entre tais níveis educativos. A obra visa a analisar o fenômeno da transição Ensino Médio–Ensino Superior, considerando que o indicador mais estudado como referencial de êxito dessa transição seja o desempenho acadêmico.


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ISBN: 978-85-473-0166-8


ISBN Digital: 978-85-473-2072-0


Edição: 1


Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 301


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Ailton Paulo de Oliveira Júnior.

O livro A transição ensino médio–educação superior e o desempenho acadêmico lança um olhar sobre o aumento de estudantes do Ensino Médio que ingressam no Ensino Superior e que exige conhecer as condições nas quais esses estudantes transitam entre tais níveis educativos. A obra visa a analisar o fenômeno da transição Ensino Médio–Ensino Superior, considerando que o indicador mais estudado como referencial de êxito dessa transição seja o desempenho acadêmico. Esse enfoque assume um importante significado no estudo, na discussão e na reflexão acerca da qualidade do sistema educativo brasileiro. Além desses aspectos, o processo seletivo para entrada no Ensino Superior tem sido foco de atenção de profissionais e pesquisadores da área de Psicologia e de Educação. Muitas são as variáveis que influem nessa sistemática, se bem avaliadas, podem auxiliar na seleção de candidatos ao ensino superior com condições de um bom desempenho acadêmico. Sendo assim, este trabalho tem o intuito de contribuir para a composição de modelos de intervenção educativa, considerando a qualidade do processo educativo. A transição é concebida como o processo iniciado pelos estudantes com a escolha de uma trajetória acadêmica e de um futuro campo profissional durante os estudos de Ensino Médio, e que culmina na superação dos três primeiros semestres de estudos universitários. Nesse sentido, os procedimentos metodológicos da pesquisa, por sua vez, são do tipo ex post fato, e compreendem uma aplicação descritiva com enfoque preditivo e de desenvolvimento longitudinal. Em seu conteúdo pretendeu-se, além de analisar o processo avaliativo da seleção de candidatos ao Ensino Superior, incluir sugestões que orientem novas pesquisas na área, hábeis para produzir informações melhor estruturadas e com maior força empírica, e uma metodologia que forneça subsídios que auxiliem na escolha do melhor método para essa seleção e a determinação dos fatores que indicam o desempenho acadêmico nos três primeiros semestres de um curso de licenciatura em Matemática e de bacharelado em Economia.