O Ato de Ler: Vivências de um Processo Dialógico

Ref: 978-85-473-3146-7

As vivências de um processo dialógico, às quais se refere o título deste livro, estão relacionadas à intervenção pedagógica focada no ensino do ato de ler, desenvolvida por ocasião de pesquisas no mestrado profissional (PPGEEB) – UFMA realizado pela autora.O ato de ler: vivências de um processo dialógico conduz à percepção de que o esforço para o ato de ler não se limita à técnica, mas deve considerar as muitas facetas da dialogicidade. Ao abordar a temática sobre leitura, discute-se, a partir do olhar de outros(as) interlocutores(as), que a formação de um(a) leitor(a) não apenas se inicie no ato de ler, mas estabeleça uma relação de sentido com o texto lido. Intenciona-se, assim, imprimir um “novo” dizer, nomear com palavras novas o “novo”, sempre dito em velhas palavras.A autora analisa as formas como o ato de ler é trabalhado na escola e, finalmente, sugere propostas de um ensino do ato de ler numa perspectiva dialógica. Nesse sentido e com este livro, queremos contribuir de maneira significativa para suscitar novas reflexões sobre as práticas do ensino do ato de ler, desenvolvidas no 1º ciclo do ensino fundamental, melhorando, assim, o nível de desenvolvimento de leitura das crianças inseridas no contexto de alfabetização dos anos iniciais. Isso porque se observa que a leitura proporciona melhoria da condição social e humana, permite uma visão mais crítica do indivíduo e possibilita o acesso à informação e ao conhecimento.


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ISBN: 978-85-473-3146-7


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 13/07/2019


Número de páginas: 177


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Kátia Cilene Amorim Gomes.

As vivências de um processo dialógico, às quais se refere o título deste livro, estão relacionadas à intervenção pedagógica focada no ensino do ato de ler, desenvolvida por ocasião de pesquisas no mestrado profissional (PPGEEB) – UFMA realizado pela autora.
O ato de ler: vivências de um processo dialógico conduz à percepção de que o esforço para o ato de ler não se limita à técnica, mas deve considerar as muitas facetas da dialogicidade. Ao abordar a temática sobre leitura, discute-se, a partir do olhar de outros(as) interlocutores(as), que a formação de um(a) leitor(a) não apenas se inicie no ato de ler, mas estabeleça uma relação de sentido com o texto lido. Intenciona-se, assim, imprimir um “novo” dizer, nomear com palavras novas o “novo”, sempre dito em velhas palavras.
A autora analisa as formas como o ato de ler é trabalhado na escola e, finalmente, sugere propostas de um ensino do ato de ler numa perspectiva dialógica. Nesse sentido e com este livro, queremos contribuir de maneira significativa para suscitar novas reflexões sobre as práticas do ensino do ato de ler, desenvolvidas no 1º ciclo do ensino fundamental, melhorando, assim, o nível de desenvolvimento de leitura das crianças inseridas no contexto de alfabetização dos anos iniciais. Isso porque se observa que a leitura proporciona melhoria da condição social e humana, permite uma visão mais crítica do indivíduo e possibilita o acesso à informação e ao conhecimento.