A Virtualização do Lúdico e a Formação da Criança

Ref: 4460448

Na sociedade contemporânea, o aparato tecnológico está cada vez mais presente, e contundente, no cotidiano também das crianças.


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ISBN: 978-85-8192-852-4


ISBN Digital: 978-85-473-2073-7


Edição: 1


Ano da edição: 2015


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 139


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Almir Zandoná Júnior.

Na sociedade contemporânea, o aparato tecnológico está cada vez mais presente, e contundente, no cotidiano também das crianças. Prova disso são os jogos eletrônicos, constituídos por elementos da eletrônica e da informática e que trabalham com a virtualização do lúdico. Nesse cenário, regrado pela indústria cultural, o brinquedo ganha "vida própria", com ações previamente programadas e restritas e contextos cada vez mais próximos da realidade.
Tendo em vista que o lúdico é um meio essencial para a formação da criança, Almir Zandoná Júnior investiga nesta obra como as possibilidades do lúdico - ou seja, da própria imaginação - são limitadas pelo processo de virtualização. Em vez de o lúdico proporcionar a entrada na cultura por meio do processo de autorreflexão e apropriação histórica, ou gerar o sentimento de sujeito produtor de cultura, o virtual pode agir e estimular de forma contrária: enclausurar a experiência formativa da criança e a projetar no mundo da semiformação: da mera adaptação à cultura do consumo.