Teoria da Complexidade: Contribuições Epistemológicas e Metodológicas para uma Pedagogia Complexa

Ref: 978-85-473-3564-9

A partir dos pressupostos epistemológico e metodológico do Pensamento Complexo, compreendemos que há implícita uma Pedagogia Complexa que poderá contribuir para os desafios e enfrentamentos da vida, da escola, da formação de professores e pedagogos, da sociedade e da Educação do século XXI;


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 66,00 R$ 39,60 40% off
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-3564-9


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 09/09/2019


Número de páginas: 245


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Marilda Aparecida Behrens .

2. Ricardo Antunes de Sá.

A partir dos pressupostos epistemológico e metodológico do Pensamento Complexo, compreendemos que há implícita uma Pedagogia Complexa que poderá contribuir para os desafios e enfrentamentos da vida, da escola, da formação de professores e pedagogos, da sociedade e da Educação do século XXI; apontará para a religação dos saberes, para a necessidade do diálogo epistêmico entre as áreas do conhecimento superando uma visão reducionista, maniqueísta, diabolizante e excludente que, muitas vezes, observamos existir no campo da educação brasileira; estará fundamentada numa racionalidade aberta, que produz um conhecimento pedagógico aberto, dialógico que cooperará e contribuirá para a formação de intelectuais da educação comprometidos com a reforma do pensamento, e, por extensão, com a reforma da educação; se apropriará do método, da estratégia que situa, que contextualiza e que globaliza as informações, os conhecimentos; elaborará um conhecimento pedagógico pertinente para os processos educativos comprometidos com a reforma do pensamento, com uma educação para a lucidez; ensinar-nos-á a condição humana; ensinar-nos-á a compreensão humana opondo-se veementemente à barbárie de qualquer matiz; constatará e tratará dos processos de conhecer a realidade, a incerteza, o erro e a ilusão como elementos constituintes da dinâmica do conhecimento; resgatará os princípios éticos e estéticos no processo de formação humana. Esta obra reúne ensaios, pesquisas e reflexões teóricas destinada a todos os pedagogos e professores que enfrentam os desafios de compreenderem a complexidade humana e intervirem de forma crítica e compreensiva na complexa e multidimensional realidade educacional com vistas à construção de uma Pedagogia Complexa.

INTRODUÇÃO

TEORIA DA COMPLEXIDADE: CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS PARA UMA PEDAGOGIA COMPLEXA - 11

CAPÍTULO I

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA COMPLEXA - 17

Ricardo Antunes de Sá

CAPÍTULO II

PRÁTICA DOCENTE: DAS TEORIAS CRÍTICAS À TEORIA DA COMPLEXIDADE - 65

Marilda aparecida Behrens

Edna Liz Prigol

CAPÍTULO III

REFLEXIONES FILOSÓFICAS EN TORNO AL PENSAMIENTO COMPLEJO, LA EDUCACIÓN Y LA DEMOCRACIA - 87

Emilio Roger Ciurana

CAPÍTULO IV

QUESTÕES CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS NO ÂMBITO DA COMPLEXIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIDADE - 99

Maria Cândida Moraes

CAPÍTULO V

EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELA PERSPECTIVA ECOFORMADORA - 139

Maria Dolores Fortes Alves

Adalberto Duarte Pereira Filho

CAPÍTULO VI

MORTE E A COMPLEXIDADE HUMANA - 155

Cláudio Bastos

Izabel Petraglia

CAPÍTULO VII

PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR SOB O OLHAR DA COMPLEXIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA PEDAGOGIA COMPLEXA - 169

Celso José Martinazzo

CAPÍTULO VIII

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A COMPLEXIDADE: TECENDO LAÇOS TEÓRICOS - 189

Liliam Maria Born Martinelli

CAPÍTULO IX

PENSAMENTO COMPLEXO E LEITURA DE MUNDO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA - 207

Valdir Nogueira

Sônia Maria Marchiorato Carneiro

CAPÍTULO X

CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR - 223

Ettiène Guérios

SOBRE OS AUTORES - 237

GRUPOS DE PESQUISAS ENVOLVIDOS NA ELABORAÇÃO DA OBRA - 243