Avaliação de Cursos de Graduação da Área da Saúde pelo Método da Roda: Investigação Avaliativa para Tendências de Mudanças
Ref: 978-85-473-3560-1Pense como seria se sua instituição realizasse uma avaliação construtiva e formativa sem o teor classificatório e punitivo, comum das avaliações.Esta obra original traz uma nova maneira prática de realizar a avaliação institucional nos cursos de graduação. Mostra o caminho ao apresentar a construção, o uso e resultados de um método de avaliação institucional de caráter construtivo, formativo e participativo, o Método da Roda. Com origem em tese de doutorado, esse método avaliou tendências de mudanças na formação médica no Brasil e, posteriormente, expandiu-se para uso em outros cursos de graduação da área da saúde e, de maneira singular, para escolas de formação profissional nas demais áreas do conhecimento.
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ISBN: 978-85-473-3560-1
ISBN Digital: 978-85-473-3561-8
Edição: 1ª
Ano da edição: 2019
Data de publicação: 10/09/2019
Número de páginas: 257
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 16 cm
Comprimento: 23 cm
Altura: 2 cm
1. Nilce Maria da Silva Campos Costa.
2. Rosana Alves.
3. Fabiana Aparecida da Silva.
4. Jadete Barbosa Lampert .
Pense como seria se sua instituição realizasse uma avaliação construtiva e formativa sem o teor classificatório e punitivo, comum das avaliações.
Esta obra original traz uma nova maneira prática de realizar a avaliação institucional nos cursos de graduação. Mostra o caminho ao apresentar a construção, o uso e resultados de um método de avaliação institucional de caráter construtivo, formativo e participativo, o Método da Roda. Com origem em tese de doutorado, esse método avaliou tendências de mudanças na formação médica no Brasil e, posteriormente, expandiu-se para uso em outros cursos de graduação da área da saúde e, de maneira singular, para escolas de formação profissional nas demais áreas do conhecimento.
O instrumento de avaliação usado no método é apresentado na figura de uma roda com cinco eixos (Mundo do Trabalho, Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica, Cenários de Prática e Desenvolvimento Docente), que permite visualizar a dinâmica do processo de formação profissional e confere tipologia de tendências de mudanças. Transita entre os modelos de ensinar tradicional, inovador e/ou avançado para as transformações requeridas no mundo contemporâneo, percebendo políticas e valores, identificando evidências de mudanças institucionais ao primar pela eficiência e eficácia em uma gestão comprometida com a qualidade.
Em avaliação investigativa, o método possibilita o diagnóstico institucional da escola e o acompanhamento das ações de avanços e retrocessos, diante da responsabilidade social assumida no contexto político, econômico e social no qual se insere.
Sendo participativo, quando implantado, o método fortalece a interação entre os agentes de mudanças (professores, estudantes, técnicos-administrativos e outros atores envolvidos). As trocas de informações e percepções entre os atores sociais, agentes de mudanças, ampliam e enriquecem o processo de investigação avaliativa e decorrências. Os dados levantados e as análises dos resultados com indicadores quantitativos e qualitativos motivam e proporcionam novos estudos com produção de conhecimentos.
A continuidade do uso do Método da Roda estimula o surgimento de uma cultura avaliativa construtiva, formativa e participativa que, distinta das avaliações tradicionais, conduz à maturidade institucional.