Escola, Currículo e Civilidade: Modos de Configuração da Escolarização Primária no Acre Território (1903 – 1951)

Ref: 978-85-473-3190-0

O livro Escola, currículo e civilidade: modos de configuração da escolarização primária no Território do Acre (1903-1951) resulta de pesquisa sobre a configuração histórica assumida pela escola primária acreana nos aspectos administrativos, pedagógicos e curriculares. A obra busca rastrear as continuidades e mudanças da escola com atenção para a dinâmica de composição dos conteúdos de ensino, tendo como cenário dois momentos distintos da peculiar organização político administrativa do Acre, o período departamental e o de unificação territorial, destacando suas influências no âmbito da instrução primária.Superando dificuldades de acesso, de localização das fontes históricas, precariedade de conservação dos documentos existentes nos acervos locais, o amplo mapeamento de fontes documentais realizados em quatro anos de pesquisa, insere esta obra no conjunto de produção de uma memória sobre a escolarização primária no Brasil, em particular no Acre, com contribuições para o campo da história da educação acreana, do currículo e da organização do ensino, sendo leitura significativa para profissionais e estudantes da área da educação.


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ISBN: 978-85-473-3190-0


ISBN Digital: 978-85-473-3191-7


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 07/10/2019


Número de páginas: 157


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Elizabeth Miranda de Lima.

2. Maria Auxiliadora Barbosa Macedo.

O livro Escola, currículo e civilidade: modos de configuração da escolarização primária no Território do Acre (1903-1951) resulta de pesquisa sobre a configuração histórica assumida pela escola primária acreana nos aspectos administrativos, pedagógicos e curriculares. A obra busca rastrear as continuidades e mudanças da escola com atenção para a dinâmica de composição dos conteúdos de ensino, tendo como cenário dois momentos distintos da peculiar organização político administrativa do Acre, o período departamental e o de unificação territorial, destacando suas influências no âmbito da instrução primária.
Superando dificuldades de acesso, de localização das fontes históricas, precariedade de conservação dos documentos existentes nos acervos locais, o amplo mapeamento de fontes documentais realizados em quatro anos de pesquisa, insere esta obra no conjunto de produção de uma memória sobre a escolarização primária no Brasil, em particular no Acre, com contribuições para o campo da história da educação acreana, do currículo e da organização do ensino, sendo leitura significativa para profissionais e estudantes da área da educação.