O Trabalho de Coordenadores de Cursos no Ensino Superior

Ref: 978-85-473-3493-2

Este livro tem como proposta analisar o processo de gestão universitária, concentrando suas considerações nas características do trabalho de professores que se tornaram gestores de cursos de graduação. A grande maioria deles fez sua graduação com foco na formação para ser um profissional especializado, que se tornou professor, que se dedicou ao exercício da docência e nesse caminho teve que desenvolver muitas aprendizagens e, quando experiente e competente nesse trabalho, acaba sendo escolhido para gerir o curso no qual trabalha, nem sempre tendo clareza dos critérios que embasaram sua indicação para tal trabalho. No entanto, diante de tantos afazeres nessa função, o ponto de referência, neste livro, está direcionado às rotinas do trabalho desses professores e aprendizagens decorrentes de sua experiência na coordenação. Eles ocupam um lugar de alta responsabilidade na formação de novos profissionais e na condução dos rumos dos cursos que coordenam e o fazem com um mandato por um tempo determinado, no fim do qual retornam para as atividades docentes exercidas anteriormente. Por que escrever sobre esse tipo de trabalho? Em especial pela quantidade de professores que já estiveram, estão ou estarão nessa função, e que na sua maioria não foram preparados para essa função e a exercem com um conjunto de dificuldades decorrentes de muitas limitações e se encontram em situação de alta visibilidade dentro e fora da instituição onde trabalham. É preciso identificar aprendizagens necessárias para o exercício da função, bem como as formas necessárias para promove-las. São muitos desafios para um trabalho que é definido normalmente por meio de muitas prescrições do que deve ser feito, mas encontra na prática muitos descaminhos.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 62,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-3493-2


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 07/10/2019


Número de páginas: 191


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Regina Celina Cruz.

Este livro tem como proposta analisar o processo de gestão universitária, concentrando suas considerações nas características do trabalho de professores que se tornaram gestores de cursos de graduação. A grande maioria deles fez sua graduação com foco na formação para ser um profissional especializado, que se tornou professor, que se dedicou ao exercício da docência e nesse caminho teve que desenvolver muitas aprendizagens e, quando experiente e competente nesse trabalho, acaba sendo escolhido para gerir o curso no qual trabalha, nem sempre tendo clareza dos critérios que embasaram sua indicação para tal trabalho. No entanto, diante de tantos afazeres nessa função, o ponto de referência, neste livro, está direcionado às rotinas do trabalho desses professores e aprendizagens decorrentes de sua experiência na coordenação. Eles ocupam um lugar de alta responsabilidade na formação de novos profissionais e na condução dos rumos dos cursos que coordenam e o fazem com um mandato por um tempo determinado, no fim do qual retornam para as atividades docentes exercidas anteriormente. Por que escrever sobre esse tipo de trabalho? Em especial pela quantidade de professores que já estiveram, estão ou estarão nessa função, e que na sua maioria não foram preparados para essa função e a exercem com um conjunto de dificuldades decorrentes de muitas limitações e se encontram em situação de alta visibilidade dentro e fora da instituição onde trabalham. É preciso identificar aprendizagens necessárias para o exercício da função, bem como as formas necessárias para promove-las. São muitos desafios para um trabalho que é definido normalmente por meio de muitas prescrições do que deve ser feito, mas encontra na prática muitos descaminhos.