Projeto Rondon Minas: Sua Influência na Formação do Psicólogo Generalista

Ref: 978-85-473-3218-1

Este livro Projeto Rondon Minas: sua influência na formação do psicólogo generalista vem apresentar como o investimento nos projetos de extensão, pelas faculdades e universidades, podem contribuir para que estudantes universitários do curso de Psicologia adquiram diferentes experiências na forma de atuação no campo social, clínico e, sobretudo, nas relações humanas. O leitor encontrará nesta obra a descrição de como as possibilidades de intervenção comunitária permitem complementar a formação profissional, propiciando a apreensão do saber com intensidade e mudança de perspectiva.


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ISBN: 978-85-473-3218-1


ISBN Digital: 978-65-5523-601-9


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 22/10/2019


Número de páginas: 123


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Renato Luiz da Silva Fonseca.

Este livro Projeto Rondon Minas: sua influência na formação do psicólogo generalista vem apresentar como o investimento nos projetos de extensão, pelas faculdades e universidades, podem contribuir para que estudantes universitários do curso de Psicologia adquiram diferentes experiências na forma de atuação no campo social, clínico e, sobretudo, nas relações humanas. O leitor encontrará nesta obra a descrição de como as possibilidades de intervenção comunitária permitem complementar a formação profissional, propiciando a apreensão do saber com intensidade e mudança de perspectiva.
Além do conteúdo teórico, a obra traz o depoimento de estudantes universitários descrevendo suas experiências, trazendo a oportunidade de perceber a influência de uma prática extensionista para a formação. Foram entrevistados nove universitários do curso de Psicologia de Ensino Superior (IES), e por meio da coleta de dados de um roteiro semiestruturado de entrevista, em que as respostas foram submetidas à análise de conteúdo temático, foi possível, posteriormente, realizar uma análise estruturada. Isso permitiu deduções lógico-teóricas sobre a produção das mensagens. O percurso da pesquisa deu-se a partir da história da Extensão Universitária, passando pelo Projeto Rondon Nacional e sua origem, o que nos levou até o Projeto Rondon Minas e suas características.
Um percurso emocionante foi pautado por relatos de características que permitiram a associação entre a metodologia da Psicologia Comunitária, o contexto da saúde coletiva – Humaniza SUS/Clínica Ampliada – e as práticas do PFS bem como com as práticas de intervenção do Projeto Rondon Minas. Trazendo como reflexão o fato de que, ao participar do Projeto Rondon Minas, o aluno de Psicologia vivencia uma prática que contribui para a atuação, não só generalista no contexto da Saúde Pública, mas desenvolve habilidades para outras áreas.