Controle Gerencial e Educação em Contabilidade: Discutindo Perspectivas

Ref: 978-85-473-3956-2

O foco do presente livro é abordar duas áreas importantes da Ciência Contábil, o Controle Gerencial e a Educação em Contabilidade. Nesse sentido, o livro apresenta diversas perspectivas sobre os temas propostos que reproduzem a relevância desses no ambiente acadêmico e profissional. O Controle Gerencial está ancorado na visão de que a Contabilidade representa um instrumento indispensável para manutenção das organizações. Esse tema tem como perspectivas propor o desenvolvimento de investigações alicerçadas em desafios de identificar, mensurar, analisar e evidenciar informações relativas aos eventos econômicos e financeiros das organizações. Trata-se de uma área da Contabilidade que procura incluir os diferentes agentes envolvidos nos ambientes profissional e acadêmico, como forma de estimular reflexões acerca do controle gerencial como estratégia para promover o desenvolvimento econômico e social das organizações. As investigações desenvolvidas sobre esse tema envolvem aspectos práticos relacionados a assuntos como o do controle gerencial em si, bem como sobre gestão de custos, sistemas de informação contábil, inovação na contabilidade etc.


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ISBN: 978-85-473-3956-2


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 22/11/2019


Número de páginas: 251


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 27 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Alexandre Costa Quintana.

2. Ana Paula Capuano da Cruz.

O foco do presente livro é abordar duas áreas importantes da Ciência Contábil, o Controle Gerencial e a Educação em Contabilidade. Nesse sentido, o livro apresenta diversas perspectivas sobre os temas propostos que reproduzem a relevância desses no ambiente acadêmico e profissional.
O Controle Gerencial está ancorado na visão de que a Contabilidade representa um instrumento indispensável para manutenção das organizações. Esse tema tem como perspectivas propor o desenvolvimento de investigações alicerçadas em desafios de identificar, mensurar, analisar e evidenciar informações relativas aos eventos econômicos e financeiros das organizações. Trata-se de uma área da Contabilidade que procura incluir os diferentes agentes envolvidos nos ambientes profissional e acadêmico, como forma de estimular reflexões acerca do controle gerencial como estratégia para promover o desenvolvimento econômico e social das organizações. As investigações desenvolvidas sobre esse tema envolvem aspectos práticos relacionados a assuntos como o do controle gerencial em si, bem como sobre gestão de custos, sistemas de informação contábil, inovação na contabilidade etc.
De outro lado, a educação em Contabilidade é uma área que propõe investigações alicerçadas nos processos de ensino e pesquisa que perpassam a Ciência Contábil. A proposta consiste em instigar o desenvolvimento de investigações acerca de métodos, técnicas e instrumentos que visem ao aprimoramento e à melhoria da qualidade do ensino, da educação e da pesquisa em Ciências Contábeis, englobando inclusive, estudos que envolvam práticas, ensino e formação docente, bem como o uso das tecnologias na educação como um instrumento fundamental para o avanço do conhecimento na área, e trabalhos bibliométricos que identifiquem temas relevantes a serem estudados.
Dessa forma, o livro procura trazer, por meio, de trabalhos desenvolvidos em um Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, um aprofundamento das pesquisas que podem ser produzidas a partir dos temas centrais do livro, servindo não só como instrumento de pesquisa científica, mas também como balizador de ações práticas nas empresas e nas instituições de ensino, contribuindo para o desenvolvimento da área contábil.