Letramento Literário e Cordel: O Ensino de Literatura por um Novo Olhar

Ref: 978-85-473-3590-8

Ao acreditar na importância de se explorar as potencialidades de textos pertencentes ao universo do cordel atreladas às práticas sociais de letramento como meio de ofertar ao educando uma aprendizagem significativa, a obra Letramento literário e cordel: o ensino de literatura por um novo olhar traça um possível caminho para o desenvolvimento do leitor literário.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 55,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 24,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-3590-8


ISBN Digital: 978-85-473-3591-5


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 12/11/2019


Número de páginas: 205


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Gilles Villeneuve Souza Nascimento.

Ao acreditar na importância de se explorar as potencialidades de textos pertencentes ao universo do cordel atreladas às práticas sociais de letramento como meio de ofertar ao educando uma aprendizagem significativa, a obra Letramento literário e cordel: o ensino de literatura por um novo olhar traça um possível caminho para o desenvolvimento do leitor literário. Reconhecendo que é papel do educador contribuir com a formação do aprendiz capaz de perceber a produção ficcional como instrumento de deleite e reflexão, o autor promove um diálogo que parte desde a reflexão sobre os problemas que perpassam o ensino de literatura até chegar a uma possível proposta para a sala de aula, esta aplicada em uma experiência prática. A opção pela literatura popular explica-se por ser um gênero ficcional acessível, capaz de divertir e ensinar seu leitor por meio de histórias que abordam os mais diversos temas. De acordo com o próprio autor, “Talvez não exista forma literária mais genuinamente brasileira do que o cordel, fator que pode favorecer sua recepção por parte do aluno-leitor”.
Este livro é um exemplo de como simples ideias, quando bem planejadas e executadas, podem mudar os rumos da educação literária no Brasil. Trata-se de uma rica fonte de pesquisa para docentes e estudiosos do campo das Letras e áreas afins.