Educação Física e Desenvolvimento Regional

Ref: 978-85-473-3023-1

O livro Educação Física e Desenvolvimento Regional, que emergiu ao longo do tempo, propõe-se a apresentar algumas das práticas dos seus autores. Com a compreensão de que não há desenvolvimento sem educação de qualidade, esta obra traz em suas páginas, distribuídas ao longo de 11 capítulos, alguns recortes de experiências produtivas de algum(as) dos professores(as) de Educação Física atuantes na Região Norte do Espírito Santo e sul da Bahia. Ao abordar , discute e propõe sobre agendas caras à educação formal e a temas relevantes à população. Assim, apresenta uma pluralidade de sujeitos, de campos de atuação, de faixas etárias etc. Nestes escritos não há uma natureza de lamento ou de mera denúncia de algumas mazelas que caracterizam a área. Há uma discussão de questões que estão em primeira ordem nos debates de salas e quadras de aula, nos ambientes formais e não formais nos quais a Educação Física opera. Temos assim, sem a intenção de prioridade ou destaque de qualquer natureza, abordagens que trazem à baila discussões curriculares, metodologias de ensino e políticas da Educação Física na educação básica. Numa tentativa de aproximação a macroagenda do desenvolvimento regional, o livro traz para o campo debates sobre a Educação Física das pessoas com deficiência, dos usuários de projetos sociais, dos educandos do ensino técnico profissionalizante, da população idosa e das manifestações da cultura imaterial. Para além da escola, num diálogo com a biodinâmica, traz a necessidade de uma prática de exercícios físicos de forma segura e da conservação e preservação de práticas esportivas alinhadas com a responsabilidade ambiental, cultural e social.


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ISBN: 978-85-473-3023-1


Edição:


Ano da edição: 2019


Data de publicação: 20/11/2019


Número de páginas: 335


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 21 cm


Comprimento: 27 cm


Altura: 2 cm


1. José Roberto Gonçalves de Abreu.

O livro Educação Física e Desenvolvimento Regional, que emergiu ao longo do tempo, propõe-se a apresentar algumas das práticas dos seus autores. Com a compreensão de que não há desenvolvimento sem educação de qualidade, esta obra traz em suas páginas, distribuídas ao longo de 11 capítulos, alguns recortes de experiências produtivas de algum(as) dos professores(as) de Educação Física atuantes na Região Norte do Espírito Santo e sul da Bahia. Ao abordar , discute e propõe sobre agendas caras à educação formal e a temas relevantes à população. Assim, apresenta uma pluralidade de sujeitos, de campos de atuação, de faixas etárias etc. Nestes escritos não há uma natureza de lamento ou de mera denúncia de algumas mazelas que caracterizam a área. Há uma discussão de questões que estão em primeira ordem nos debates de salas e quadras de aula, nos ambientes formais e não formais nos quais a Educação Física opera. Temos assim, sem a intenção de prioridade ou destaque de qualquer natureza, abordagens que trazem à baila discussões curriculares, metodologias de ensino e políticas da Educação Física na educação básica. Numa tentativa de aproximação a macroagenda do desenvolvimento regional, o livro traz para o campo debates sobre a Educação Física das pessoas com deficiência, dos usuários de projetos sociais, dos educandos do ensino técnico profissionalizante, da população idosa e das manifestações da cultura imaterial. Para além da escola, num diálogo com a biodinâmica, traz a necessidade de uma prática de exercícios físicos de forma segura e da conservação e preservação de práticas esportivas alinhadas com a responsabilidade ambiental, cultural e social.