Alforrias & Controles: Emergência da Formação Continuada
Ref: 978-85-473-0644-1Alforrias & Controles lança um olhar diferenciado sobre a formação continuada, evidenciando o modo como esse tipo de formação apareceu historicamente no Brasil. Situando-se na perspectiva pós-estruturalista da produção do conhecimento, a obra tece uma abordagem bastante peculiar da formação de professores.
ISBN: 978-85-473-0644-1
Edição: 1
Ano da edição: 2017
Data de publicação: 00/00/0000
Número de páginas: 221
Peso: 300 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. João de Deus dos Santos.
Alforrias & Controles lança um olhar diferenciado sobre a formação continuada, evidenciando o modo como esse tipo de formação apareceu historicamente no Brasil. Situando-se na perspectiva pós-estruturalista da produção do conhecimento, a obra tece uma abordagem bastante peculiar da formação de professores.
Apoiada no pensamento de Foucault, Deleuze e Bauman, dentre outros, apresenta-se uma instigante “releitura” de vários aspectos sociais, políticos e culturais que estiveram implicados nas transformações sofridas historicamente pela “formação”. No contexto dessa releitura, utiliza-se o conceito “alforria” para apresentar e problematizar a questão da formação de professores, além de descrever, de modo pouco convencional, a maneira como a formação continuada emerge e constitui-se como algo necessário e inevitável.
A leitura da obra, especialmente pela perspectiva e pela abordagem peculiares, torna problemático esse tipo de formação, principalmente pelos seus efeitos políticos na vida e no trabalho do professorado e de todos aqueles que se encontram envolvidos pelas teias da formação continuada. Embora a obra tenha como foco a formação de professores, o modo abrangente e contextualizado como essa questão é tratada apresenta elementos reflexivos que podem ser úteis para pensar também as transformações que ocorreram e continuam ocorrendo na formação que se exige no âmbito dos mais variados campos de atividade.