Processos de Ensino e Aprendizagem de Matemática: Formulações de Professores e Estudantes

Ref: 978-85-473-4030-8

O livro Processos de ensino e aprendizagem de matemática: formulações de professores e estudantes foi organizado pensando em trazer contribuições para professores e estudantes de licenciaturas que querem entender os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais. Uma leitura crítica pode favorecer o processo de reinvenção da ação pedagógica de educadores comprometidos com a reconstrução e transformação da sala de aula para a conquista de uma aprendizagem mais significativa, diferenciada, humana, justa e de melhor qualidade.


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ISBN: 978-85-473-4030-8


ISBN Digital: 978-85-473-4031-5


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 14/01/2020


Número de páginas: 307


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Sônia Bessa.

O livro Processos de ensino e aprendizagem de matemática: formulações de professores e estudantes foi organizado pensando em trazer contribuições para professores e estudantes de licenciaturas que querem entender os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática nos anos iniciais. Uma leitura crítica pode favorecer o processo de reinvenção da ação pedagógica de educadores comprometidos com a reconstrução e transformação da sala de aula para a conquista de uma aprendizagem mais significativa, diferenciada, humana, justa e de melhor qualidade.
Os capítulos abordam temas teóricos e de pesquisa sobre a educação escolar na perspectiva da educação matemática, trazendo importantes reflexões e alternativas para a ação docente. Os textos apresentados oportunizam refletir sobre a ação docente, para levar a efeito uma educação de qualidade, que vise ao desenvolvimento do raciocínio lógico necessário à aprendizagem das noções matemáticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Traz ainda implicações da pesquisa científica que pode subsidiar outras pesquisas.
Foi construído a muitas mãos. Em quase todos os capítulos são analisadas temáticas relacionadas ao ensino da Matemática nos anos iniciais. O leitor encontrará revisões bibliográficas, análises teóricas baseadas na epistemologia genética que fundamentam o valor cognitivo afetivo e social de situações didáticas. Alguns capítulos apresentam resultados de intervenção pedagógica com jogos, desafios e situações-problema no ensino da adição, multiplicação e divisão aritmética. São pesquisas empíricas envolvendo crianças de diferentes perfis e faixas etárias, propostas e sugestões metodológicas que podem ser úteis a pesquisadores, professores e estudantes de licenciaturas, ou educadores em geral interessados nessas questões.
A intenção das autoras foi unir esforços em favor da comunicação e da publicação de uma parte significativa de seus estudos atuais, acreditando na necessidade intrínseca ao conhecimento de sempre se ampliar, aprofundar e disseminar. Constitui-se em uma leitura importante para qualquer pessoa que esteja interessada em crianças e Matemática, ou ainda na forma como as crianças pensam a Matemática.