Abordagem Construcionista, Contextualizada E Significativa: Formação, Extensão e Pesquisa no Processo de Inclusão

Ref: 978-65-86034-24-0

A inclusão digital, escolar e social dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE), deve ser uma das prioridades dos setores da sociedade e dos profissionais de educação, tendo como pressuposto a busca por estratégias inovadoras de ensino.


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ISBN: 978-65-86034-24-0


ISBN Digital: 978-65-86034-01-1


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 27/03/2020


Número de páginas: 255


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Klaus Schlünzen Junior.

2. Ana Mayra Samuel da Silva Rezende.

3. Ana Virginia Isiano Lima.

4. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos.

5. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen.

A inclusão digital, escolar e social dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE), deve ser uma das prioridades dos setores da sociedade e dos profissionais de educação, tendo como pressuposto a busca por estratégias inovadoras de ensino. Para tanto, necessitamos de uma reorganização do currículo escolar e a construção de uma nova perspectiva educativa, procurando atender às exigências definidas pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Nesse sentido, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) surgem no cenário educacional como importantes recursos potencializadores para o desenvolvimento de competências, especialmente quando empregadas em ambientes de aprendizagem. O grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp), tem desenvolvido desde 2002 investigações sobre o uso de TDIC para a inclusão digital, social e escolar desses estudantes, por meio da elaboração de práticas pedagógicas em uma abordagem denominada Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS). Esta obra tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo grupo, cujas propostas consolidam a abordagem CCS na formação inicial e continuada de professores para a utilização de TDIC como recursos no desenvolvimento de projetos, visando à inclusão de EPAEE em diferentes contextos. A abordagem pedagógica foi usada com esses estudantes diretamente em atividades de docência, pesquisa e extensão e no processo de formação nas modalidades presencial, híbrida e a distância. Os resultados que destacamos estão voltados à inclusão de EPAEE e à formação de um número significativo de professores em diferentes contextos. As TDIC foram utilizadas como recursos digitais que potencializaram as habilidades humanas e provocaram mudanças nas escolas e nos demais ambientes de aprendizagem. Evidenciamos que são necessárias mudanças que contemplam a formação inicial do professor, principalmente no que se refere ao fazer pedagógico com o uso das TDIC e com as formas de vivenciar a escola; na formação em serviço e continuada, de maneira a estabelecer formas de contato com o contexto da escola e da sua equipe de profissionais visando a um processo reflexivo e que provoque transformações efetivas de acolhimento e valorização das diferenças.