Aprendizagem Expansiva de Professores de Inglês para Crianças no Projeto Londrina Global

Ref: 978-65-86034-97-4

O livro Aprendizagem Expansiva de Professores de Inglês para Crianças no Projeto Londrina Global apresenta o desenvolvimento de aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 2010; MATEUS, 2014) na formação continuada do projeto Londrina Global: ensino de Inglês para crianças de escolas municipais de Londrina PR.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 72,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-65-86034-97-4


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 12/04/2020


Número de páginas: 299


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Jozélia Jane Corrente Tanaca.

O livro Aprendizagem Expansiva de Professores de Inglês para Crianças no Projeto Londrina Global apresenta o desenvolvimento de aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 2010; MATEUS, 2014) na formação continuada do projeto Londrina Global: ensino de Inglês para crianças de escolas municipais de Londrina PR. Compreendida como prática ampla de negociação discursiva, de transformação de saberes e fazeres, aprendizagem expansiva é analisada por meio de teorias socioculturais de aprendizagem (ENGESTRÖM; SANNINO, 2010; EDWARDS, 2010; LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; JONHSON; 2006; MATEUS, 2006, 2013, 2014) articuladas aos estudos críticos de linguagem (FAIRCLOUGH, 2003, 2008) e da argumentação em contexto escolar (LIBERALI, 2013). A autora traça os avanços e os desafios da implementação do ensino de Inglês para crianças na rede municipal de ensino, com foco no desenvolvimento da aprendizagem expansiva. O livro traz análises críticas de discurso de participantes do projeto Londrina Global, durante a formação continuada em parceria com o projeto Desenvolvimento de Atividade de Ensino de Inglês para Crianças (DAEIC/LEM-UEL), com foco na articulação de vozes, posicionamentos, maneiras de solucionar problemas e implementar inovações, enquanto negociam significados de atividades de ensino de Inglês para crianças. Na ausência de diretrizes educacionais para o ensino e a formação de professores de Inglês nos anos iniciais no Brasil, a obra contribui, com relevância, para iniciativas de ensino e programas de formação de professores de Inglês para crianças em escolas públicas, porque retrata a riqueza do potencial colaborativo e criativo da hibridização de saberes e fazeres de diferentes naturezas em uma Comunidade de Prática, distante dos modelos lineares e tradicionais de formação de professores de Inglês. Caracterizada como “zona desconfortável de ação”, a aprendizagem nesse contexto de formação potencializa o desenvolvimento profissional. Assim, as práticas híbridas de formação em Comunidades de Prática são analisadas como espaços de compartilhamentos que desestabilizam saberes e provocam novos modos de ser e desenvolver a formação e a aprendizagem para o ensino de Inglês para crianças. E uma obra relevante, também, para estudos e pesquisas em desenvolvimento no campo da aprendizagem sociocultural, tendo como pano de fundo os conceitos de: Comunidade de Prática, Agência, Agência Relacional, Aprendizagem Colaborativa, Aprendizagem Expansiva, Análise Crítica de Discurso, Teoria da Atividade, Sistemas de Atividade, Dialogia e Compartilhamento de Saberes..