Tecnologias Digitais no Ensino Superior: Inovação com a TPACK
Ref: 978-65-5523-134-2O livro Tecnologias digitais no ensino superior: inovação com a TPACK, composto por seis capítulos, dedica-se a contribuir para a compreensão das atividades docentes do professor universitário bacharel e para sua formação, a fim de que esse possa acompanhar os desafios e as possibilidades colocados pela evolução tecnológica digital.
Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:
- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle) - Google Play Livros
- Apple Books - Cultura/Kobo
ISBN: 978-65-5523-134-2
ISBN Digital: 978-65-5523-138-0
Edição: 1ª
Ano da edição: 2020
Data de publicação: 03/06/2020
Número de páginas: 143
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. André Luiz Martins de Oliveira .
2. Rosimeire Aparecida Soares Borges.
O livro Tecnologias digitais no ensino superior: inovação com a TPACK, composto por seis capítulos, dedica-se a contribuir para a compreensão das atividades docentes do professor universitário bacharel e para sua formação, a fim de que esse possa acompanhar os desafios e as possibilidades colocados pela evolução tecnológica digital. Para tanto, esta obra apresenta reflexões fundamentais para docentes e pesquisadores sobre inovações curriculares, conhecimentos incorporados na cultura universitária, formação inicial e continuada dos professores e as implicações trazidas pela sociedade da informação em diferenciadas situações dos processos educativos. Além disso, busca-se, ainda, aprender com e na experiência docente.
Esta obra analisa principalmente a relevância da base teórica Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), de autoria de Mishra e Koehler (2006), que pode auxiliar os professores na compreensão e desenvolvimento do processo de integração das tecnologias nos contextos educativos e que aproxima, de forma articulada, os conceitos referentes ao conhecimento de conteúdo, conhecimento pedagógico e conhecimento tecnológico, tão necessários à docência. Nessa direção, traz, também, análises de possibilidades e situações em que um docente pode agir fundamentado na TPACK. Por fim, a escrita desta obra é marcada por uma preocupação com as diferenciadas nuances que se dão no exercício da profissão do professor universitário bacharel, desde a sua formação inicial, passando pela sua experiência docente nesse nível de ensino e da necessidade de uma continuidade em sua formação como professor.