Campo Historiográfico-Educacional e Ensino

Ref: 978-65-5523-120-5

O livro Campo historiográfico-educacional e ensino apresenta mais do que um balanço das análises acerca de um tema pouco prestigiado. Apesar de, a princípio, parecer que um levantamento nos termos da produção do que se denominam aqui estudos e pesquisas sobre o Ensino de História da Educação – EHE seria de fácil realização, devido ao conhecimento empírico da observação corrente, que apontava para um número limitado de produção, situação essa desalentadora em termos de atenção e de produção, também indicada por muitos autores que tentaram desenvolver reflexões acerca do tema, verificou-se, porém, que não é bem assim.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 55,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 19,00

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-65-5523-120-5


ISBN Digital: 978-65-5523-118-2


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 10/06/2020


Número de páginas: 145


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. José Roberto Gomes Rodrigues.

O livro Campo historiográfico-educacional e ensino apresenta mais do que um balanço das análises acerca de um tema pouco prestigiado. Apesar de, a princípio, parecer que um levantamento nos termos da produção do que se denominam aqui estudos e pesquisas sobre o Ensino de História da Educação – EHE seria de fácil realização, devido ao conhecimento empírico da observação corrente, que apontava para um número limitado de produção, situação essa desalentadora em termos de atenção e de produção, também indicada por muitos autores que tentaram desenvolver reflexões acerca do tema, verificou-se, porém, que não é bem assim. Ao contrário, constata-se que se tem produzido volumes significativos de produções e publicações a respeito desse objeto de estudo, de forma que já despertam interesses por parte dos pesquisadores, ao lado de outros temas já consolidados no campo da História e da Historiografia da Educação no Brasil. O objetivo do livro é detectar e apresentar, para além das lacunas, os temas, os objetos, os tipos de abordagem, as fontes de pesquisas, na tentativa de contribuir para novas investigações e para um aprofundamento maior do tema. Acredita-se que é de suma importância voltar as atenções para o que vem sendo produzido em quantidade e qualidade, para que se possa tomar conhecimento do desenvolvimento das produções que se constroem científica e crescentemente em um movimento dinâmico, mas carente de divulgação e de difusão em larga escala, no sentido de abrir caminho para novas pesquisas e reflexões sobre o Ensino de História da Educação – EHE. Em síntese, trata-se de um investimento de pesquisa, cujo objetivo tem sido o de conhecer melhor o que se produz e o que se reproduz em História da Educação; de identificar e analisar os estudos e as pesquisas que têm como tema o Ensino de História da Educação no Brasil; e de analisar a situação do Ensino de História da Educação nos cursos e nas instituições em que essa disciplina tem sido ministrada.