Ensino de Pirâmides na Construção de Aplicativos para Smartphones

Ref: 978-65-5523-168-7

O livro Ensino de Pirâmides na construção de aplicativos para smartphones apresenta um conjunto de atividades de Matemática contextualizadas, que envolvem a construção de aplicativos a serem construídos na plataforma App Inventor 2. Envolve a redescoberta das relações entre os elementos que compõem as Pirâmides como modelo matemático e relaciona-as com situações do cotidiano. A obra propõe-se a integrar a tecnologia com conceitos matemáticos.


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ISBN: 978-65-5523-168-7


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 08/06/2020


Número de páginas: 119


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Renato Darcio Noleto Silva.

2. Cinthia Cunha Maradei Pereira.

3. Fábio José da Costa Alves.

O livro Ensino de Pirâmides na construção de aplicativos para smartphones apresenta um conjunto de atividades de Matemática contextualizadas, que envolvem a construção de aplicativos a serem construídos na plataforma App Inventor 2. Envolve a redescoberta das relações entre os elementos que compõem as Pirâmides como modelo matemático e relaciona-as com situações do cotidiano. A obra propõe-se a integrar a tecnologia com conceitos matemáticos. Os quadros utilizados nas atividades relembram as propostas de ensino por atividades estudadas por Pedro Franco de Sá (1999), docente dos cursos de pós-graduação da Universidade do Estado do Pará. Cada proposta de atividade parte da utilização de um aplicativo para o preenchimento de um quadro (relacionado com conhecimentos sobre Pirâmides), até a generalização das relações entre seus elementos. Em seguida, o leitor é provocado a construir seu próprio aplicativo e, consequentemente, resolver novas perguntas, mais aprofundadas, sobre o conteúdo. Por apresentar uma dinâmica simples e desafiadora, a obra destaca-se em tempos de discussões curriculares, redefinição de competência e habilidades com a utilização de tecnologias, e poderá ser utilizada por professores e alunos em sala de aula ou no laboratório de informática.