A Educação e os Campos de Disputa Política: Dos Meios às Mediações

Ref: 978-65-5523-742-9

Vivemos tempos difíceis, em que velhos fantasmas voltaram a nos assombrar. Há uma clara investida sobre os direitos sociais e humanos e a tentativa de desmantelamento de um Estado que buscava incorporar – de forma lenta – novos segmentos sociais. Diante desse quadro, a educação também se tornou alvo dessa investida.


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ISBN: 978-65-5523-742-9


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 24/06/2020


Número de páginas: 149


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Mariana Lira Dias .

2. Aparecida Zuin.

Vivemos tempos difíceis, em que velhos fantasmas voltaram a nos assombrar. Há uma clara investida sobre os direitos sociais e humanos e a tentativa de desmantelamento de um Estado que buscava incorporar – de forma lenta – novos segmentos sociais. Diante desse quadro, a educação também se tornou alvo dessa investida.
Uma educação humanista, plural e cidadã vem sendo fortemente questionada e, em seu lugar, percebemos discursos que defendem o retorno de uma visão tecnicista, excludente e segregadora, que, em nome de uma modernização do ensino e da preparação para o mercado de trabalho, se opõe claramente a seu papel libertador e cidadão.
Como o atual cenário político afeta a educação brasileira? Qual o papel da educação como elemento fundamental para a construção da cidadania? Que tipo de educação queremos? Esses são alguns questionamentos que surgem quando nos incumbimos de refletir sobre a educação e os campos de disputa política dos meios às mediações.
Indubitavelmente, diante do atual cenário, é imperiosa a realização de uma profunda reflexão acerca da possibilidade de enfrentamento da atual crise – que não é apenas política, mas uma crise que afeta os pilares básicos da sociedade moderna – por meio da educação. Nesse sentido, percebemos três questões basilares que procuramos analisar neste livro: a) a natureza da atual crise política; b) a necessidade de aprofundar o debate acerca do conservadorismo e do autoritarismo e; c) dilemas e perspectivas da educação na atualidade.