Atendimento Educacional Especializado na Escola Comum como Ação Pedagógica Favorecedora da Educação Inclusiva

Ref: 978-65-5523-567-8

O livro Atendimento educacional especializado na escola comum como ação pedagógica favorecedora da educação inclusiva, aborda a complementaridade do atendimento educacional especializado no contraturno e ressalta a importância de concebermos o atendimento educacional especializado como ação pedagógica inclusiva do docente de Educação Especial, que perpassa os momentos de planejamento educativo com docentes e demais profissionais da educação, a orientação aos familiares dos estudantes e crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, a atuação do docente de educação especial em sala de aula, no intuito de promover, junto ao professor regente, ações inclusivas e a articulação intersetorial dos profissionais que trabalham com os estudantes público-alvo da educação especial.


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ISBN: 978-65-5523-567-8


ISBN Digital: 978-65-5523-572-2


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 23/07/2020


Número de páginas: 193


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Carline Santos Borges.

O livro Atendimento educacional especializado na escola comum como ação pedagógica favorecedora da educação inclusiva, aborda a complementaridade do atendimento educacional especializado no contraturno e ressalta a importância de concebermos o atendimento educacional especializado como ação pedagógica inclusiva do docente de Educação Especial, que perpassa os momentos de planejamento educativo com docentes e demais profissionais da educação, a orientação aos familiares dos estudantes e crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, a atuação do docente de educação especial em sala de aula, no intuito de promover, junto ao professor regente, ações inclusivas e a articulação intersetorial dos profissionais que trabalham com os estudantes público-alvo da educação especial.
Entre os temas abordados no livro estão a sala de aula comum e o atendimento educacional especializado: ação pedagógica, colaboração e acesso ao currículo, contribuição da teorização de Lev Vigotski para os processos de conhecimento na escola comum, trabalho colaborativo no contexto escolar e a complementaridade do atendimento educacional especializado de dois estudantes público-alvo da educação especial.
Para elucidar o conhecimento complementar do atendimento educacional especializado, a autora primeiramente evidencia as ações pedagógicas inclusivas em sala aula, no turno dos estudantes, para buscar elementos curriculares que necessitam ser trabalhados no contraturno.
A autora defende o trabalho colaborativo na escola comum como fundamental para as práticas educacionais inclusivas que visam ao acesso ao currículo a todos os estudantes e crianças em sala de aula.