Arqueologia da Persuasão: O Simbolismo Rococó da Matriz de Santa Rita

Ref: 978-85-473-0310-5

Neste estudo, o arquiteto e arqueólogo João Carlos Nara Júnior nos oferece uma abordagem polissêmica da arte sacra do Brasil Colonial. Passamos a conhecer em detalhe a matriz de Santa Rita de Cássia em suas dimensões setecentistas e nas especificidades de sua arte rococó. Trata-se de uma das igrejas mais antigas do Rio de Janeiro, em que foram batizados e sepultados tanto nobres e fazendeiros do recôncavo da Guanabara quanto milhares de africanos que desembarcavam e logo seguiam para as Minas Gerais.


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ISBN: 978-85-473-0310-5


ISBN Digital: 978-85-473-0310-5


Edição: 1


Ano da edição: 2016


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 283


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. João Carlos Nara Júnior.

Neste estudo, o arquiteto e arqueólogo João Carlos Nara Júnior nos oferece uma abordagem polissêmica da arte sacra do Brasil Colonial. Passamos a conhecer em detalhe a matriz de Santa Rita de Cássia em suas dimensões setecentistas e nas especificidades de sua arte rococó. Trata-se de uma das igrejas mais antigas do Rio de Janeiro, em que foram batizados e sepultados tanto nobres e fazendeiros do recôncavo da Guanabara quanto milhares de africanos que desembarcavam e logo seguiam para as Minas Gerais.

Através da sua decoração em talha de madeira, de suas pinturas e imagens, o autor explora os sentidos da reflexão arqueológica sobre as paisagens, a arte e as simbologia cristã colonial. Encravada no centro histórico da cidade, a igreja de Santa Rita tanto resiste como se impõe enquanto espaço material e imaterial de memórias, símbolos e consagrações.

 

Flávio Gomes — Instituto de História, UFRJ