Políticas de Inclusão na Educação Básica

Ref: 978-85-473-4289-0

O livro Políticas de Inclusão na Educação Básica é uma obra que contempla desde os grandes marcos da política pública relacionada à inclusão no Brasil, até temáticas específicas como Acessibilidade, Atendimento Educacional Especializado, Autismo, Dislexia, Transtorno Opositor Desafiador e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.


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ISBN: 978-85-473-4289-0


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 20/08/2020


Número de páginas: 163


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Aurília de Brito Lima.

2. Franciela Félix de Carvalho Monte.

3. Maria do Socorro Carvalho Amariz Gomes.

4. Paulo César Marques de A. Santos .

O livro Políticas de Inclusão na Educação Básica é uma obra que contempla desde os grandes marcos da política pública relacionada à inclusão no Brasil, até temáticas específicas como Acessibilidade, Atendimento Educacional Especializado, Autismo, Dislexia, Transtorno Opositor Desafiador e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
Desse modo, cada capítulo apresenta estudo bibliográfico ou empírico, desenvolvido por professores e alunos do curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Tais estudos enfatizam a discussão de práticas inclusivas, com destaque para as potencialidades, os desafios e os entraves no cotidiano da escola, considerando as diferenças significativas encontradas entre a teoria, legislação vigente e a prática vivenciada na escola, por professores e outros profissionais de educação.
Argumenta-se que, somente a partir da articulação entre políticas públicas de inclusão na educação básica e a adequada política e prática de formação de professores, pode-se superar as lacunas apresentadas ao longo desta obra, que reúne textos de interesse de educadores, estudantes e pesquisadores vinculados à educação, bem como de todos que se preocupam com a temática da inclusão.
Por fim, os autores esperam que os diálogos, as ideias e/ou as lacunas evidenciadas, nesta obra, constituam elementos mobilizadores para a construção de novos conhecimentos e de práticas educativas com vistas à plena inclusão escolar, e convidam o leitor a ter um olhar pedagógico e inclusivo sobre a diversidade discente.