Entre Discursos e Práticas: A Construção da Confiança nas Interações Professor-Alunos
Ref: 978-65-86034-89-9O estudo de que se incumbe este livro insere-se nos meandros das interações entre professores e alunos da educação profissional técnica integrada ao ensino médio.
ISBN: 978-65-86034-89-9
Edição: 1ª
Ano da edição: 2020
Data de publicação: 24/09/2020
Número de páginas: 231
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 16 cm
Comprimento: 23 cm
Altura: 2 cm
1. Cláudia Lucia Lessa Paschoal.
O estudo de que se incumbe este livro insere-se nos meandros das interações entre professores e alunos da educação profissional técnica integrada ao ensino médio. Analisando seus dizeres, investiga as representações da confiança no futuro e na vida, e seus possíveis efeitos de sentido na formação da identidade profissional dos alunos. Quais os efeitos que o discurso do professor causa na forma de os alunos verem o mundo, o futuro e a si mesmos neste mundo? Como os alunos interagem com as vozes que transparecem no discurso do professor? Como veem essa relação dialógica em sua formação? Como se dá a interação verbal nos processos de construção de conhecimento como esteio da construção das identidades, e mais especificamen te a dim ensão profissional da identidade? O aluno confia em seus professores? Em seu discurso, o professor deixa transparecer a confiança que sente na vida? O sentimento de confiança compartilhado em ações de linguagem é fator determinante da dimensão profissional da identidade? Será que na educação profissional, por meio da relação com o professor, o aluno vivencia os valores éticos que o fazem confiar na vida?
A leitura desta obra é pertinente àqueles que se interessam principalmente por estudos de linguística aplicada, mas também aos profissionais que, de algum modo, estão ligados à educação e, mais especificamente, à educação profissional.