Entre Narrativas e Práticas de Formação: uma Professora, um Grupo e um Projeto Interdisciplinar que Muda Pequenas Realidades

Ref: 978-65-5820-308-7

O livro Entre Narrativas e Práticas de Formação: uma Professora, um Grupo e um Projeto Interdisciplinar que muda pequenas realidades, fruto de uma pesquisa cuidadosamente planejada e desenvolvida no decorrer de 24 meses, oferece a possibilidade de ampliar e aprofundar o diálogo entre professores da educação básica, licenciandos, formadores de professores e pesquisadores interessados pelas questões que envolvem a área da Educação.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 55,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 19,00

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-65-5820-308-7


ISBN Digital: 978-65-5820-300-1


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 28/09/2020


Número de páginas: 177


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Cyntia de Souza Bastos Rezende.

2. Mônica Vasconcellos.

O livro Entre Narrativas e Práticas de Formação: uma Professora, um Grupo e um Projeto Interdisciplinar que muda pequenas realidades, fruto de uma pesquisa cuidadosamente planejada e desenvolvida no decorrer de 24 meses, oferece a possibilidade de ampliar e aprofundar o diálogo entre professores da educação básica, licenciandos, formadores de professores e pesquisadores interessados pelas questões que envolvem a área da Educação. Isso porque nesta obra são contemplados aspectos relacionados ao ingresso e à permanência na universidade de estudantes oriundos das camadas populares, de maioria negra, que vivem em áreas de risco do estado do Rio de Janeiro e que, comprometidos com sua formação profissional, estiveram imersos em um grupo que há 5 anos dedica-se ao estudo em profundidade de temas emergentes das escolas públicas, elabora e implementa projetos interdisciplinares, produz materiais didáticos e analisa coletivamente o processo vivenciado. O grupo é formado por uma professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e por licenciandos de cursos distintos que, em colaboração com estudantes e professores da educação básica, articulam de modo imbricado ensino, pesquisa e extensão. A gênese, os processos e os resultados deste trabalho são foco da presente obra que, dentre outras coisas, evidencia frestas criadas pelo grupo a partir das relações que se estabelecem entre a metodologia adotada, o surgimento de lideranças e as respectivas autorias evidenciadas na produção de conhecimentos de naturezas distintas. A criação de condições favoráveis de inserção à docência e o desenvolvimento de um olhar investigativo e de pertencimento no sentido profissional também são alguns dos elementos que tornam este livro imprescindível à comunidade educacional, uma vez que as informações nele contidas apresentam perspectivas teórico-práticas que podem inspirá-la. Esperamos que sua leitura expresse a relevância das universidades públicas para a formação das novas gerações e o quanto o seu fortalecimento é fundamental para a superação das intensas desigualdades existentes em nosso país.