Educação Matemática: diferentes Olhares e Práticas

Ref: 978-65-5820-394-0

Escrito por educadores matemáticos para o professor de Matemática ou de Pedagogia, licenciando ou pós-graduando, sobre: ensino de geometria, laboratório de ensino, recursos virtuais, Educação Inclusiva, Etnomatemática, Educação Escolar Indígena, temas que permitem reconhecer ações e a diversidade dos alunos na sala de aula.   


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 57,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 27,00

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-65-5820-394-0


ISBN Digital: 978-65-5820-401-5


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 14/10/2020


Número de páginas: 207


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Ana Maria Martensen Roland Kaleff.

2. Pedro Carlos Pereira .

Escrito por educadores matemáticos para o professor de Matemática ou de Pedagogia, licenciando ou pós-graduando, sobre: ensino de geometria, laboratório de ensino, recursos virtuais, Educação Inclusiva, Etnomatemática, Educação Escolar Indígena, temas que permitem reconhecer ações e a diversidade dos alunos na sala de aula.                                      Os textos apresentados foram escritos por educadores matemáticos com larga experiência, que participam da formação de professores nas licenciaturas, nas elaborações de recursos pedagógicos e atuam como pesquisadores na área da Educação Matemática em diferentes regiões do nosso país. Transmitem a sensação de propor – ao professor de Matemática ou de Pedagogia, licenciando ou pós-graduando – um salto dessas ideias suscitadas diretamente ao trabalho em sala de aula.
Contém abordagens inéditas, como as relacionadas à lacuna de relações didáticas e matemáticas na aprendizagem dos conjuntos numéricos; às nuances da contextualização no ensino de Matemática; às completudes insubordinadas introduzidas na licenciatura em Matemática, visando à formação do professor. São abordadas várias áreas de conhecimento como Educação Matemática, Educação Inclusiva, Etnomatemática, Educação Escolar Indígena; o que permite reconhecer a diversidade dos alunos na sala de aula e no ambiente educacional, incluindo o de um laboratório de ensino.
Tudo isso nos permite sonhar com uma escola mais humanizada, onde os alunos serão tratados segundo as suas particularidades físicas e sociais.

INTRODUÇÃO.....................................................................................................................................11

APRENDIZAGEM ARTICULADA DOS CONJUNTOS NUMÉRICOS: REFLEXÕES, RELATOS E PROPOSTAS............................................................................13
Nilza Eigenheer Bertoni


COTIDIANO, REALIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO: COMPREENSÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA
EDUCAÇÃO BÁSICA........................................................................................................................45
Ettiène Guérios


LITERATURA INFANTIL, TECNOLOGIA DIGITAL E MATERIAL MANIPULÁVEL: POSSIBILIDADES DE INVESTIGAR E EXPLORAR FIGURAS TRIDIMENSIONAIS................................................................................................63
Edite Resende Vieira


AS VANTAGENS DA INSERÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO
ENSINO DA MATEMÁTICA.......................................................................................................85
Nelson Lage da Costa
Teresa Cristina de Carvalho Piva


A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA E UM LABORATÓRIO DE ENSINO: AÇÕES DE DUAS EDUCADORAS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA.......................................................................................95
Ana Maria Martensen Roland Kaleff
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa


EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: DO QUE, DE QUEM E PARA QUEM SE FALA?................................................................................................................................109
Clélia Maria Ignatius Nogueira


A FORMAÇÃO DO DOCENTE QUE ENSINA MATEMÁTICA: DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA
DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA...................................................................................................133
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa


ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO: ALGUNS CAMINHOS
TRILHADOS PELAS PESQUISAS.........................................................................................149
Maria Cecilia Fantinato


ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA...165
José Roberto Linhares de Mattos
Sandra Maria Nascimento de Mattos


SABERES DOCENTES E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NUMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO MATEMÁTICA
E LUDICIDADE......................................................................................................................183
Pedro Carlos Pereira
Gabriela dos Santos Barbosa
Renato Machado Aquino


À GUISA DE CONCLUSÃO........................................................................................................199


SOBRE OS AUTORES....................................................................................................................201