Asas da Mente: Autismo e Clínica Psicanalítica

Ref: 978-85-473-0459-1

Asas da Mente: Autismo e Clínica Psicanalítica é uma obra que visa a apresentar sucintamente o que são os transtornos do espectro autista e a ilustrar as vantagens de se utilizar a Psicanálise no tratamento de crianças com tais transtornos.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 49,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-85-473-0459-1


Edição: 1


Ano da edição: 2017


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 110


Peso: 200 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Heleny S. Scrocchio Romero.

Asas da Mente: Autismo e Clínica Psicanalítica é uma obra que visa a apresentar sucintamente o que são os transtornos do espectro autista e a ilustrar as vantagens de se utilizar a Psicanálise no tratamento de crianças com tais transtornos. Entendendo que existe uma grave falha na subjetivação desses sujeitos (dificuldades em relação a contatos, estereotipias, repetições e linguagem), a Psicanálise se propõe a construir um espaço mental que lhes possa proporcionar o reconhecimento dos objetos inanimados, de si mesmos e do outro, percorrendo um longo caminho entre a dependência absoluta e a independência relativa. Essa subjetivação é conquistada no dia a dia do trabalho psicanalítico pelo contato com a analista-mãe, por meio de experiências emocionais que incluem explorações de aspectos sensoriais do sujeito junto ao objeto (analista) e de sua permanência, constância e ausência. No contato com o objeto confiante, no estabelecimento do enquadre e no ir e vir terapêutico, a criança estabelece um vínculo duradouro que pode ampliar seus relacionamentos.

Nesta obra, Heleny Silvia Scrocchio Romero compartilha fragmentos de suas sessões psicanalíticas com Léo (nome fictício), que apresentava dificuldades que caracterizavam esse diagnóstico, e mostra alguns aspectos do desenvolvimento da interação analítica entre criança e analista. Por meio dessa interação, formaram-se laços que auxiliaram no “descongelamento” da criança, facilitando a construção e constituição de espaços internos da mente, que propiciam pensamentos.