Quem é e como Atua o Procurador Institucional?
Ref: 978-65-5820-367-4O livro Quem é e como atua o procurador institucional? teve como objetivo avaliar a atuação desse profissional no âmbito das instituições de ensino superior. Devido ao ineditismo do tema, houve dificuldade para identificar referencial teórico específico. Foram duas as abordagens escolhidas para o desenvolvimento deste estudo, que têm o intuito de fundamentar a metodologia adotada: a abordagem centrada em objetivos e a abordagem centrada em especialistas. As questões avaliativas formuladas para este estudo foram:
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ISBN: 978-65-5820-367-4
ISBN Digital: 978-65-5820-391-9
Edição: 1ª
Ano da edição: 2020
Data de publicação: 01/12/2020
Número de páginas: 103
Encadernação: Brochura
Peso: 100 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. Gisele Souza do Amaral.
O livro Quem é e como atua o procurador institucional? teve como objetivo avaliar a atuação desse profissional no âmbito das instituições de ensino superior. Devido ao ineditismo do tema, houve dificuldade para identificar referencial teórico específico. Foram duas as abordagens escolhidas para o desenvolvimento deste estudo, que têm o intuito de fundamentar a metodologia adotada: a abordagem centrada em objetivos e a abordagem centrada em especialistas. As questões avaliativas formuladas para este estudo foram:
- Em que medida as atividades realizadas pelo pesquisador/procurador educacional institucional estão de acordo com a legislação?
- Até que ponto a legislação norteia a realização das funções do pesquisador/procurador educacional institucional?
O instrumento elaborado continha 78 questões, as quais estavam divididas em quatro blocos com questões fechadas, tendo por base a escala de Likert e questões abertas ao final de cada bloco para tentar extrair informações e opiniões. O grupo de respondentes foi abordado inicialmente para mapear se seria possível alcançar todas as regiões do país e 80 profissionais se manifestaram. O instrumento foi validado por duas especialistas em avaliação da Faculdade Cesgranrio e três especialistas em conteúdo. Após alguns ajustes, o instrumento foi enviado por e-mail e por outros aplicativos para 333 profissionais, que tiveram sete dias para o responder. Ao final desse prazo, foram totalizados 151 retornos.
Com a conclusão dessa avaliação e a análise das respostas enviadas pelos participantes, foi possível responder às questões avaliativas propostas, percebendo que, do total de 65 das questões fechadas, 42 foram respondidas com o padrão de resposta “concordo plenamente” por mais de 100 dos 151 respondentes. Também foi feito o registro de críticas desses profissionais com relação ao excesso de atos legais relacionados à estrutura e ao funcionamento das instituições de ensino superior, que fundamentam e orientam o trabalho do pesquisador/procurador educacional institucional e ao acúmulo de funções.